A luta contra a gordura abdominal costuma começar com cortes na alimentação e longas sessões de exercício físico, especialmente aeróbico. No entanto, alguns estudos mostram que certas escolhas alimentares podem desempenhar um papel tão importante quanto o treino, ajudando a reduzir a gordura mais resistente do corpo, como é exemplo este fruto muito produzido no Algarve.
Segundo uma investigação publicada no Journal of Nutrition, citada pelo site brasileiro especializado em lifestyle e saúde Minha Vida, o consumo diário de uma fruta específica pode contribuir para a diminuição da gordura visceral, aquela que se acumula na zona da barriga e está associada a um maior risco de doenças metabólicas. E não se trata de morangos ou melancia, mas sim de abacate, um fruto muito produzido e consumido no Algarve.
O estudo, que foi realizado em 2021, acompanhou 105 pessoas com excesso de peso ou obesidade, divididas em dois grupos. Um deles recebeu refeições diárias com abacate, enquanto o outro seguiu uma dieta sem a fruta. Após 12 semanas, o grupo que incluiu abacate na alimentação apresentou uma redução significativa nos níveis de gordura abdominal.
O que explica este efeito
De acordo com a nutricionista Eleonora Galvão, do Instituto Nutrindo Ideais, este resultado está relacionado com a elevada presença de ácidos gordos monoinsaturados no abacate. “Eles ajudam a reduzir o colesterol LDL, conhecido como colesterol mau, e a aumentar o HDL, o colesterol bom, o que contribui para a prevenção do acúmulo de gordura na região abdominal”, afirmou, citada pela mesma fonte.
Além disso, a gordura saudável do abacate prolonga a sensação de saciedade, atrasando o esvaziamento do estômago e ajudando a controlar o apetite ao longo do dia. As suas propriedades antioxidantes combatem o stress oxidativo das células, enquanto as fibras solúveis ajudam a regular os níveis de glicose no sangue — fatores que, juntos, favorecem a perda de gordura abdominal.
Como incluir o abacate na dieta
O consumo deste fruto muito produzido no Algarve pode ser adaptado a diferentes gostos e refeições. Aqui ficam quatro formas simples e nutritivas, dadas pelo site Minha Vida:
- Guacamole: amasse o abacate e tempere com limão, sal, cebola roxa, tomate e coentros. Adequado para acompanhar torradas, wraps ou como molho para saladas;
- Na salada: corte em cubos e junte a saladas com folhas verdes, quinoa e uma fonte de proteína, para mais cremosidade e saciedade;
- Em smoothies e batidos: bata com banana, cacau e bebida vegetal para um batido cremoso e nutritivo, pode ser uma boa opção para o pequeno-almoço ou lanche;
- Pastinhas criativas: misture com atum, frango desfiado ou ovo cozido, criando patés ricos em nutrientes para barrar no pão ou na tapioca.
Leia também: São todos mandados encostar: veículos com estas letras na matrícula são ‘suspeitos’ em Espanha
















