Entre os dias 28 de abril e 11 de maio, o Forum Algarve, em Faro, será palco da exposição “Águas pelo Algarve”, criada pelos formandos do curso de Fotografia Profissional 23|25 da ETIC_Algarve.
Este projeto, integrado no módulo de Projeto Final, foi orientado pelo reputado fotojornalista e formador José Carlos Carvalho e traduz-se numa mostra visual onde o tema da água serve de base a múltiplas narrativas, da natureza selvagem ao trabalho de estúdio, da abstração ao olhar estético sobre os campos de golfe.

A exposição “Águas pelo Algarve” adquire também uma dimensão de consciência ambiental, ao lembrar que o Algarve atravessou recentemente um dos períodos de seca extrema mais severos das últimas décadas. Embora atualmente a situação tenha-se estabilizado, a necessidade de preservar este recurso essencial continua a ser urgente.
Para Nuno Ribeiro, diretor pedagógico da ETIC_Algarve: “Acreditamos numa formação transformadora, que desafia os nossos formandos a aplicar os seus conhecimentos em contextos reais e com significado. Esta exposição mostra exatamente isso, talento em construção e compromisso com a excelência criativa. É também um exemplo de como a arte pode ser um veículo de consciência, neste caso, ao lembrar a importância da água, sobretudo numa região que há pouco tempo enfrentou uma seca severa. É nestes pilares criativos, e com responsabilidade e visão crítica que a ETIC_Algarve se baseia nestes quase 15 anos de existência”.
Neste sentido, o projeto assume um papel de sensibilização e convida o público a refletir sobre a beleza da água, mas também sobre o seu valor ecológico, social e simbólico. A arte, neste contexto, assume-se como um instrumento de memória, alerta e transformação.
A exposição resulta de um percurso intensivo e prático que caracteriza o curso técnico de Fotografia Profissional da ETIC_Algarve. Mais do que uma mostra de portfolios, esta é uma afirmação autoral dos formandos, unindo técnica, criatividade e consciência crítica.
São seis os fotógrafos que agora concluem a sua formação e assinam esta exposição: João Silva, João Andrade, Carolina Rosário, Maria Luz, Catarina André e Luana Dias.
A ETIC_Algarve convida todos os amantes da arte, da formação criativa e da responsabilidade ambiental a visitarem a exposição “Águas pelo Algarve” e a refletirem sobre a beleza e a vulnerabilidade deste recurso vital na região algarvia.
Leia também: Nem chão, nem armário: a sapateira do Lidl aguenta 18 pares de sapatos e cabe em qualquer divisão por 19,99€
