Leonardo, o herói do livro “A aventura do lince Leonardo”, regressou no passado dia 5 de fevereiro ao Agrupamento de Escolas de Alcoutim, onde a obra nasceu há três anos no âmbito de um projeto escolar, numa ação de sensibilização ambiental dirigida a alunos do 1.º ciclo.
A iniciativa envolveu 58 alunos, aos quais foi apresentado o livro, sublinhando-se que “a população de lince-ibérico está a crescer na Península Ibérica”, onde, no final de 2024, estavam identificados 2401 linces, dos quais 354 em Portugal. No final da sessão, todos os alunos receberam um exemplar da obra, com o objetivo de promover o conhecimento sobre o lince-ibérico, espécie emblemática da região.

No dia seguinte, a apresentação decorreu junto de cerca de 300 alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, em sessões realizadas na Biblioteca de Castro Marim e no Centro Escolar de Altura. A iniciativa contou ainda com a presença da ‘amiga’ Urânia, uma marioneta que encantou os participantes.
A ação de sensibilização foi promovida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com a colaboração da Picada Cultural e da S.A. Marionetas, responsáveis pela conceção, produção e realização do espetáculo da marioneta Urânia.
No total, a iniciativa envolveu 358 crianças e respetivas professoras, sendo financiada pelo projeto LIFE Lynxconnect, um projeto transfronteiriço que reúne parceiros portugueses e espanhóis e que tem como principal objetivo dar continuidade ao processo de recuperação do lince-ibérico, espécie que “já esteve extinto em Portugal” e altamente ameaçada em Espanha.
O livro “A aventura do lince Leonardo” integra ilustrações realizadas por alunos da Escola Básica Professor Joaquim Moreira, em Martim Longo, Alcoutim, e resulta do projeto de educação ambiental sobre o lince-ibérico “Os Guardiões do Lince”.
A obra é de distribuição gratuita e pode ser descarregada através do website do ICNF.
Leia também: Super-heróis inspiram o Carnaval de Loulé
















