A aldeia da Cortelha, em plena Serra do Caldeirão, apresenta no próximo dia 3 de agosto a melhor gastronomia da Serra do Caldeirão em mais uma edição dos Manjares Serranos.
Neste certame todos os visitantes podem provar e degustar pratos da identidade do interior do concelho de Loulé, tais como jantarinho de grão, o galo guisado com batatas ou as famosas papas de milho, entre outras iguarias.
É bem no interior algarvio e atravessada pela Estrada Nacional nº 2 que está localizada a aldeia da Cortelha. Para quem vai de sul, fica depois do Barranco do Velho, para quem vem de norte, fica depois do Ameixial. É nesta localidade que se realiza no dia 3 de agosto, mais uma edição dos saborosos “Manjares Serranos”.
Estes manjares são “a mostra mais genuína dos saberes e sabores do interior do concelho louletano, alcançado ao longo dos anos um lugar de destaque e assumindo-se como um verdadeiro encontro das diferentes iguarias e pratos que são a identidade da gastronomia da Serra do Caldeirão”, afirma a organização.
O presidente da Associação dos Amigos da Cortelha, Filipe Jesus, que lidera uma vasta equipa de voluntários que com muita dedicação transformam o pavilhão local numa autêntica e grande taberna para ali receber os saborosos e muito apreciados “Manjares Serranos”, deixa o convite: “mais um ano e mais uma edição dos Manjares Serranos da Cortelha e que muito nos orgulha proporcionar a todos os que nos visitam, poderem saborear a melhor gastronomia do Algarve e podermos trazer até ao interior do concelho muitos forasteiros e visitantes, é por isso que gostava de voltar a ver casa cheia no dia 3 de Agosto e não se esqueçam com entrada livre”.
“Os Manjares Serranos vão assim prendar no dia 3 de agosto todos os visitantes com um vasto menu serrano, onde não vão faltar o galo guisado com batatas, o javali no forno, ensopado de borrego, jantarinho de grão e as famosas papas de milho, para quem quiser apenas saborear uma tapa serrana, poderá ficar-se apenas pelo queijo fresco, orelha ou chouriço de porco preto da Serra do Caldeirão ou então uma açucarada filhó serrana e um ‘calço’ de aguardente de medronho”, destaca a Associação dos Amigos da Cortelha.
A Taberna dos Manjares Serranos abre pelas 18:00, sendo que a música tradicional portuguesa irá começar-se a ouvir no recinto quando pelas 19:30 com o Grupo de Cantares do Parchal a subir ao palco.
Pelas 21:00 terá lugar o inicio do Festival de Folclore do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão e que terá como convidados o Rancho Folclórico da Freguesia de Santo Estevão, de Benavente e o Rancho Folclórico da Casa do Minho em Lisboa, representando as tradições do Alto e Baixo Minho. Duas horas mais tarde começa o baile com Liliana Guerreiro.
O Pavilhão da Cortelha vai acolher mais uma edição dos Manjares Serranos, com entrada livre e muita gastronomia, animação e artesanato, em mais uma organização da Associação dos Amigos da Cortelha, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Salir e do Agrupamento de Escolas Padre João Coelha Cabanita.
Leia também: Famosa cerveja internacional está a 0,55€ no Lidl até ao final do mês