A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Fiscalização Territorial de Imigração de Faro, deteve, no passado dia 1 de abril, um homem de 49 anos por permanência irregular em território nacional, na localidade de Almancil.
Durante uma operação de fiscalização, os militares da Guarda abordaram o cidadão, que apresentou um passaporte caducado. Após diligências junto da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), foi verificado que o indivíduo tinha sido notificado a 14 de janeiro de 2025 para abandonar voluntariamente o país, prazo que não foi cumprido.
Perante o incumprimento da notificação, foi determinada a detenção do cidadão, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Loulé para os devidos trâmites legais.
Esta atuação insere-se na missão da UCCF da GNR, que visa controlar a entrada, permanência e atividades de cidadãos estrangeiros, bem como assegurar a vigilância das fronteiras marítimas e terrestres. A GNR reafirma, assim, o seu compromisso com a ordem pública, a legalidade e a segurança dos cidadãos.
Leia também: Especialistas garantem: este peixe muito consumido em Portugal é dos mais afetados por parasitas