Loulé vai acolher a Feira do Ambiente e Vegan do Algarve (FAVA), entre 20 e 22 de setembro, um evento inovador e de entrada gratuita que promete “transformar a forma como vemos o consumo sustentável e ético”.
Desde a sua criação em 2018, tem sido um espaço de encontro, reflexão e celebração, promovendo um estilo de vida mais consciente, sustentável e compassivo.
Para marcar o quinto aniversário, a FAVA iniciará com uma apresentação especial que destacará os seus objetivos e parceiros, culminando numa degustação de produtos Heura, empresa dedicada à criação de alternativas vegetais aos produtos de origem animal, como almôndegas, salsichas, hambúrgueres e nuggets.
Este ano, a Feira do Ambiente e Vegan volta a surpreender com uma oferta diversificada que inclui “mais de 100 expositores em áreas tão variadas como construção ecológica, moda sustentável, cosmética natural, joalharia artesanal, mobilidade verde, alimentação vegetariana, terapias holísticas, tatuagens éticas e muito mais. Todos os expositores partilham o compromisso de apresentar produtos e serviços que respeitam o meio ambiente e os animais”, explica a organização em comunicado.
Com o apoio de marcas como Leroy Merlin, Celeiro, Desafio Vegetariano e Sogenave e de várias entidades locais, a FAVA oferece um programa diversificado com 50 espetáculos e atividades, todos de acesso gratuito.
Os visitantes poderão assistir a peças de teatro, circo de rua, espetáculos de dança e música, participar em palestras sobre temas como nutrição, lixo zero e construção ecológica, e ainda desfrutar de aulas de cozinha, fitness, capoeira, yoga, bricolage e upcycling.
A edição de 2024 contará ainda com novas iniciativas, como exposições dedicadas ao impacto da fast fashion e do lixo eletrónico e o encontro Repair Café Algarve, onde os visitantes podem aprender a reparar os seus próprios objetos avariados com a ajuda de reparadores voluntários.
Além disso, haverá atividades permanentes como massagens, um mercado de trocas de vestuário, acessórios e livros, desafios e sorteios a cada 60 minutos, proporcionando uma experiência dinâmica e interativa para todos.
A Feira do Ambiente e Vegan integra o programa da Semana Europeia da Mobilidade e o evento Parking Day, promovendo alternativas de mobilidade ativa e suave. No último dia e para celebrar o Dia Internacional Sem Carros, a feira inclui ainda atividades como uma peça de teatro sobre mobilidade e a oportunidade de experimentar a onewheel, um dispositivo elétrico inovador.
A FAVA é organizada pela Benfazer – Associação para o Bem-Estar Social, Ambiental e Animal, em colaboração com a Câmara Municipal de Loulé.
Leia também: Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel