A exposição “Maios Convida, Vida com Maios”, organizada por um grupo de alunas da Universidade do Algarve que realizam estágio curricular na Junta de Freguesia de Quarteira, estará patente no Mar Shopping Algarve entre os dias 10 e 18 de maio.
Constituída por três cenários, esta mostra representa temas socialmente relevantes, como a crise na pesca e as desigualdades de género. Os “Maios” e os respetivos cenários foram concebidos pelas participantes do Programa Quarteira Longevidade com Qualidade, da Junta de Freguesia de Quarteira, nomeadamente Guida Rodrigues, Manuela Lemos, Maria Dinora Lopes, Maria Roseta Assis, Olinda de Correia, Regina Doria e Solange Guerreiro. A construção das peças decorreu em várias oficinas dinamizadas pelas estagiárias Ana Soraia Tourinho, Angélica Batista, Maria Eduarda Gonçalves e Sara Gonçalves.
A tradição dos Maios tem raízes nas antigas celebrações de boas-vindas à primavera, simbolizando a renovação e a fertilidade da terra. Ao longo dos anos, esta expressão transformou-se num veículo de crítica social e num reflexo do imaginário popular do Algarve.
Segundo Tânia Gordinho, gerontóloga social na Junta de Freguesia de Quarteira, “o trabalho desenvolvimento pelas nossas estagiárias com os participantes do Programa Quarteira Longevidade com Qualidade tem sido verdadeiramente notável e inspirador. Esta é umas das inúmeras atividades que dinamizaram ao longo do ano letivo, demonstrando um compromisso constante com o bem-estar e valorização dos nossos seniores”.
“A sua entrega, empenho e dedicação são um verdadeiro exemplo daquilo que se espera dos futuros profissionais desta área e deixam-nos cheios de orgulho”, acrescenta a tutora das alunas estagiárias.
Para além da exposição no Mar Shopping Algarve, o público poderá também visitá-la no Centro Autárquico de Quarteira, entre os dias 30 de abril e 9 de maio.
Esta iniciativa insere-se no âmbito do projeto Sabedoria em Movimento, promovido pelas alunas do 3.º ano da Licenciatura em Educação Social da Universidade do Algarve, no contexto do estágio desenvolvido no Programa Quarteira Longevidade com Qualidade.
Leia também: Esta localidade a meia hora do Algarve tem uma “alta qualidade de vida” e fica ao pé da praia