No dia 7 de setembro, domingo, um eclipse lunar total vai captar atenções em várias regiões do mundo e também em Portugal. Durante cerca de 82 minutos, a lua vai mergulhar na sombra da Terra e adquirir uma tonalidade avermelhada, fenómeno conhecido como “Lua de Sangue”. O auge está previsto entre as 18:30 h e as 19:52 h, hora de Portugal continental, momento em que o satélite natural exibirá a sua tonalidade mais intensa.
De acordo com a plataforma especializada Star Walk, em território português a observação mais favorável ocorrerá no Algarve e em zonas do interior. Ainda assim, também em Lisboa, Porto e Madeira será possível acompanhar parte do espetáculo, dependendo das condições meteorológicas.
Uma lua tingida de vermelho
Segundo a mesma fonte, a lua nascerá já parcialmente eclipsada, o que significa que apenas as regiões mais a leste poderão assistir a toda a fase de totalidade. Em Bragança, por exemplo, o disco avermelhado será visível durante apenas quatro minutos antes de iniciar a mudança de tonalidade.
Escreve a publicação que o eclipse penumbral terá início às 16:28 h, altura em que a superfície do satélite começará a escurecer de forma subtil. Às 17:27 h inicia-se a fase parcial, em que a lua adquire o aspeto de ter uma “dentada”. O eclipse total começa às 18:30 h, atinge o seu auge às 19:11 h e termina às 19:52 h, momento a partir do qual o vermelho dará lugar a uma sombra escura até às 20:56 h. O fenómeno encerra às 21:55 h.
Milhares de observadores em todo o mundo
Refere a mesma fonte que cerca de 88% da população mundial terá a oportunidade de ver o fenómeno, pelo menos de forma parcial, o que corresponde a mais de sete mil milhões de pessoas. Já a visibilidade total será possível para 77% da população, aproximadamente 6,27 mil milhões de pessoas. A América, contudo, não estará abrangida nesta ocasião.
O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) descreve o eclipse como um fenómeno em que a lua mergulha totalmente na sombra da Terra, adquirindo a cor avermelhada que caracteriza a “Lua de Sangue”. Explica o observatório que o evento não exige qualquer equipamento específico para ser observado, podendo ser acompanhado a olho nu.
Mais fenómenos em setembro
Note que este será o segundo eclipse lunar total do ano, depois do ocorrido em março, mas com a particularidade de ser mais longo. Ainda este mês, no dia 21, acontecerá ainda um eclipse solar parcial, no qual a Lua passará entre a Terra e o sol, cobrindo parte do disco solar.
De acordo com a NiT, esse fenómeno será visível em várias regiões do mundo, embora com diferentes intensidades, e acrescenta-se ao calendário de eventos astronómicos de setembro.
Leia também: Vai viajar com a Ryanair? Prepare-se para esta regra em novembro que pode impedi-lo de embarcar
















