O candidato à Câmara de Faro pela coligação “Faro Capital da Confiança” (PSD/IL/CDS/PAN/MPT), Cristóvão Norte, propôs esta terça-feira a criação de uma ligação ferroviária ao aeroporto, opondo-se à solução de ‘metrobus’ defendida pela candidatura do PS.
A poucos dias do termo da campanha eleitoral para as autárquicas de domingo, Cristóvão Norte destacou a importância de “pequenos pormenores” para Faro ser uma “grande capital” de distrito, mas considerou que são também necessárias “grandes obras” para esse objetivo ser alcançado e a mobilidade ser melhorada.
“E há uma obra que assinala uma grande diferença entre a nossa candidatura e a outra candidatura que se diz poder ganhar [António Miguel Pina, do PS]”, afirmou, esclarecendo que há “diferentes perspetivas” em relação à solução que defende, a ligação ferroviária, e a opção prevista pelo candidato socialista, o ‘metrobus’.
O candidato da coligação PSD/IL/CDS/PAN/MPT defendeu uma “ligação ferroviária a Faro, com uma estação intermodal no Patacão”, solução que fomentaria “uma correta distribuição dos 10 milhões de passageiros que chegam ao aeroporto” de Faro.
Cristóvão Norte esclareceu que seria criada uma ferrovia do aeroporto até Faro e do aeroporto, passando pela universidade, até ao Patacão, onde uma estação intermodal ajudaria também quem entra na cidade a deixar o carro e optar por transporte coletivo.
O social-democrata criticou a solução de ‘metrobus’ defendida por António Miguel Pina, candidato do PS, que concorre à Câmara de Faro após cumprir o limite legal de três mandatos consecutivos na presidência do município vizinho de Olhão.
O candidato considerou que é necessário os eleitores terem presente a diferença de projetos entre ambas as candidaturas e perceberem o que é o ‘metrobus’ e as condicionantes que traz ao trânsito no acesso à cidade.
“O ‘metrobus’ é uma via dedicada. Imaginem o que é que significa, no meio da cidade de Faro, ou por exemplo no Fórum [centro comercial na entrada oeste da cidade], haver uma via só para um autocarro que anda sobre carris. Se é já hoje tão difícil entrar e sair de Faro, isso vai tornar inviável a vida das pessoas e, por isso, é um erro histórico”, argumentou.
Cristóvão Norte invocou ainda que a solução ferroviária para o aeroporto também tem em conta uma solução proposta por autoridades do Algarve e da região espanhola da Andaluzia, de criação de uma a ligação internacional de caminho-de-ferro entre Faro e as cidades de Huelva e Sevilha, em Espanha.
Além de Cristóvão Norte, candidatam-se à Câmara de Faro António Miguel Pina (PS), Adriana Marques Silva (Livre), Duarte Baltazar (CDU – coligação PCP/PEV), José Freitas Oliveira (ADN), José Moreira (BE), Pedro Oliveira (Volt Portugal) e Pedro Pinto (Chega).
Em 2021, a coligação liderada pelo PSD venceu as autárquicas, elegendo seis dos nove mandatos em disputa, enquanto o PS ficou na segunda posição, garantindo os restantes três eleitos. A CDU, que ficou em terceiro lugar, e o Chega, em quarto, não elegeram qualquer vereador.
Leia também: Pensionistas nascidos entre estas datas terão direito à reforma sem penalizações se cumprirem estes requisitos