O coronel Marco Reinaldo Henriques tomou posse esta, quinta-feira, como novo Comandante do Comando Territorial de Faro da GNR. A cerimónia foi presidida pelo comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, tenente-general Rui Veloso, nas instalações do Comando Territorial de Faro.
Marco Reinaldo Henriques é natural da Madeira, tem 50 anos e nasceu a 21 de agosto de 1974. É licenciado em Ciências Militares, na especialidade de segurança, pela Academia Militar e tem duas pós-graduações, nomeadamente em Direito e Segurança e em Ciências Militares e Policiais.
O novo comandante ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 2000, tendo já desempenhado as funções de 2.º Comandante do Comando Territorial de Faro, chefe das Secção de Operações, Treino e Relações Públicas, no Comando Territorial de Faro, coordenador no Ponto Único de Contacto para a Cooperação Policial Internacional.
Marco Reinaldo Henriques foi também coordenador Nacional dos Centros de Cooperação Policial e Aduaneira, comandante do Destacamento Territorial de Albufeira, comandante dos Destacamentos de Trânsito de Beja, Albufeira e Castelo Branco, docente na Academia Militar e formador no Curso de Formação de Guardas, na Escola da Guarda.
Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações.
O Comando Territorial de Faro da GNR é uma unidade com sede na cidade de Faro e é responsável pelo cumprimento da missão da GNR neste distrito. Tem como missão “garantir as condições de segurança que permitam o exercício dos direitos e liberdades e garantias dos cidadãos, a ordem e a tranquilidade públicas e a segurança, a proteção das pessoas e dos bens, prevenir a criminalidade em geral, desenvolver as ações de investigação criminal e contraordenacional, zelar pelo cumprimento das leis e regulamentos relativos à viação terrestre e aos transportes rodoviários, promover e garantir a segurança rodoviária, e manter a vigilância e a proteção de pontos sensíveis”.
O Comando Territorial de Faro compreende na sua zona de ação, na região do Algarve, seis Destacamentos Territoriais, um Destacamento de Intervenção e um Destacamento de Trânsito, compreendendo 27 Postos Territoriais, dois Subdestacamentos Territoriais, um Subdestacamento de Trânsito e um Posto de Trânsito.
Leia também: Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel