Junto à foz do rio Arade, de um lado está a cidade de Portimão e, do outro, uma vila piscatória que se prepara para comemorar 504 anos de vida. Falamos de Ferragudo. A povoação desta vila terá nascido no século XIV, numa época em que muitos homens se faziam ao mar para procurar sustento para a família. Ainda assim, existem vestígios que demonstram que já na pré-história teriam chegado a Ferragudo os primeiros humanos.
Percorrer as ruas estreitas do centro histórico de Ferragudo é sinónimo de conhecer o casario branco típico do Algarve. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição é um dos pontos de visita obrigatória. O exterior simples do edifício contrasta com o interior, que integra um retábulo em talha dourada, para além das várias imagens dos séculos XVI e XVII que se encontram ali dentro.
Ferragudo também tem praia e à medida que se aproxima do Castelo de São João do Arade, também está cada vez mais próximo do mar. O castelo assinala a fronteira entre a Praia Grande de Ferragudo e a Praia da Angrinha. Apesar de o castelo não ser dos mais famosos do Algarve, foi classificado como Imóvel do Interesse Público, em 1974.
No último ano, o castelo foi inclusivamente palco do casamento do ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso, com a ilustradora Joana Gonçalves. Atualmente, o edifício é propriedade de Vasco Pereira Coutinho, um milionário português que fez fortuna com a AutoEuropa.
Avança a NiT que, no local onde hoje se ergue o castelo, começou por existir apenas uma torre de vigia para garantir uma rápida resposta perante os ataques dos corsários do norte da Europa. Só depois da restauração da independência do domínio espanhol, em 1640, é que o castelo de Ferragudo passou a assumir a estrutura que apresenta nos dias de hoje.
Leia também: Conheça a melhor vila do Algarve para comer polvo