A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve destacou esta sexta-feira a importância da rede de estações que medem a qualidade do ar na região e cujos dados colocaram Faro entre as cidades europeias com melhor qualidade do ar.
O organismo público algarvio lembrou que a Agência Europeia do Ambiente divulgou na quinta-feira os níveis de qualidade do ar em 375 cidades, em 2022 e 2023, e que identificou a cidade de Faro como a terceira com o ar mais limpo na Europa, salientando a importância da rede de quatro equipamentos existentes na região para garantir a qualidade do ar.
Além da “estação de monitorização da qualidade do ar de Faro”, a rede de monitorização da qualidade do ar do Algarve, gerida pela CCDR do Algarve, conta também com equipamentos idênticos em Albufeira, em Portimão e em Alcoutim, que estão a funcionar desde 2004, precisou.
“As estações de monitorização funcionam em contínuo 365 dias por ano, sendo da responsabilidade da CCDR a sua manutenção, remodelação, reparação de avarias (…)”, acrescentou o organismo algarvio.
Leia também: Conheça a melhor vila do Algarve para comer polvo