O ano de 2025 assinala o primeiro período de funcionamento integral dos 30 carregadores de veículos elétricos geridos pela Inframoura, desde a conclusão da sua instalação, em setembro de 2024.
De acordo com a empresa, “o balanço de 2025 evidencia um crescimento consistente em todos os indicadores de utilização, nomeadamente no número de carregamentos e na energia fornecida”.

Durante 2025, a Inframoura registou cerca de 23 mil carregamentos, correspondentes a aproximadamente 630 mil kWh de energia disponibilizada. Este desempenho traduziu-se numa redução de emissões de dióxido de carbono superior a 500 toneladas face a 2024, representando um aumento de 38% no volume de atividade.
Segundo a empresa, “a energia fornecida ao longo de 2025 permitiria percorrer mais de 4,2 milhões de quilómetros em veículos elétricos, valor equivalente a mais de 104 voltas completas ao planeta”.
Impacto ambiental positivo desde 2022
A análise de longo prazo, desde 2022, apresenta resultados ainda mais expressivos, com “mais de 56 mil carregamentos, com perto de 1,4 GWh de energia fornecida, resultando numa redução acumulada de emissões superior a 1 115 toneladas de CO₂ para a atmosfera”.
Estes valores correspondem a mais de 9,27 milhões de quilómetros percorridos em veículos elétricos, o equivalente a mais de 231 voltas ao planeta.

A Inframoura sublinha que este projeto se enquadra no “compromisso contínuo da Inframoura com a sustentabilidade ambiental e o combate às alterações climáticas, em conformidade com as orientações da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) da Câmara Municipal de Loulé”.
Leia também: Futebol algarvio está de luto pela morte de Nassur Bacem, jogador do Moncarapachense
















