Entre os dias 24 e 28 de abril, a Brigada do Mar esteve no litoral algarvio numa operação de limpeza que resultou na remoção de 2 500 quilos de resíduos do areal, numa extensão entre a Barrinha e a praia da Almargem. A subida da maré dificultou a ação, mas não impediu a concretização dos objetivos.
“A ação correu como previsto e conseguimos retirar uma grande quantidade de resíduos”, afirmou Simão Acciaioli, responsável pela organização. O dirigente explicou que a equipa já tinha estado no local em janeiro e identificado grandes acumulações de lixo, especialmente nas zonas da Barrinha e do Ancão, razão pela qual regressaram agora para proceder à descontaminação da área.

Após a recolha, os resíduos foram deixados fora do areal, prontos para serem recolhidos pelos serviços das câmaras municipais, que se encarregarão do respetivo encaminhamento para tratamento.
A maioria dos resíduos em volume provém da atividade piscatória, destacando-se os emaranhados de cordas, enquanto em quantidade se evidenciam 480 alcatruzes, 149 novelos de redes e 102 bidões de combustível.
A ação foi possível graças à colaboração entre diversas entidades, entre as quais se destacam as autarquias locais, capitanias, o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a FAGAR – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Faro.

Durante esta deslocação, a Brigada do Mar aproveitou ainda para realizar um reconhecimento da ilha da Armona, onde está prevista uma nova operação de limpeza após o verão. “A quantidade e a dimensão de resíduos encontrados na Armona é preocupante e justifica voltarmos ao Algarve”, sublinha Simão Acciaioli.
A Brigada do Mar é uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD), composta por voluntários e criada em 2009. Dedica-se à proteção da biodiversidade e intervenção ambiental, com enfoque na limpeza de praias fora das zonas concessionadas. Sob o lema “indignação com ação”, a associação já percorreu mais de 1.700 quilómetros de costa portuguesa, retirando mais de 1.000 toneladas de lixo e envolvendo mais de 11.000 voluntários ao longo de mais de 500 dias de operações e ações de sensibilização ambiental.
Leia também: Esta localidade a meia hora do Algarve tem uma “alta qualidade de vida” e fica ao pé da praia
