A cidade de Tomar acolheu, este sábado, o Campeonato Guerreiro Templário de Jiu jitsu, tendo contado com a participação do atleta Lourenço Andrade, da associação tavirense Kombatefácil, que alcançou dois lugar de destaque no pódio.
Lourenço Andrade conquistou os primeiros lugares na categoria Masculino No-Gi / Branco / Adulto / -79,5 kg (Médio) e Masculino Gi / Branco / Adulto / -76 kg (Leve).
Este campeonato foi organizado pela Liga Portuguesa de Jiu Jitsu (LPJJ).
De destacar que Lourenço Andrade já tinha arrecadado dois primeiros lugares e um terceiro na XI Copa Torres Novas de Jiu Jitsu, disputada recentemente em Torres Novas.
A Kombatefácil – Academia de Artes Marciais e Desportos de Combate é uma associação desportiva com as modalidades de Karaté Shotokan, Kickboxing e Jiu Jitsu Brasileiro.
Segundo alguns historiadores, o Jiu Jitsu ou “arte suave”, nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto-defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas, segundo refere a Federação de Jiu Jitsu de Portugal.
Trata-se de uma arte marcial difícil, porque exige movimentos complexos, rápidos e não é permitida a violência, para além de ser um desporto é também uma filosofia de vida onde os atletas treinam o copo e a mente.
Leia também: Há uma nova fraude em caixas automáticos. Saiba como se proteger
.