O espetáculo “Diferentes? Somos Todos! Inclusão e Autorrepresentação” vai ser apresentado aos alunos do Pré-escolar e do 1.º Ciclo, da Escola Básica do Bom João e do Jardim-Escola João de Deus de Faro, na sala-estúdio da ASMAL, em Faro.
“O projeto, na sua última fase de intervenção, é um espetáculo de teatro para crianças que aborda a doença mental. Como ela é vivida por quem a tem e como é olhada pelos outros”, explica a ASMA em comunicado.
A história anda à volta de dois astronautas que aterram num deserto e apercebem-se que é um território seco e, que os seres que o habitam estão tristes, então decidem ir à procura de solução para aliviar aquelas emoções. Será que conseguem?
Os protagonistas deste trabalho são os atores/utentes da Associação de Saúde Mental do Algarve – ASMAL.
A encenação é de Aldara Bizarro, a direção artística de Nídia Gonçalves, o texto de Daniela Pinheiro (a partir de uma criação coletiva dos atores), o trabalho de voz de Francisco Brazão, a animação de Nelson Martins, a criação, conceção de figurinos de Isabel Peres e o design gráfico de Dânia Ramos.
O espetáculo “Diferentes? Somos Todos! Inclusão e Autorrepresentação” resulta de um projeto promovido pela Associação de Saúde Mental do Algarve – ASMAL, cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação – INR, I.P., com a colaboração do Wolf Valley Charity Fund e o apoio da Universidade do Algarve, visando a sensibilização e a formação de profissionais e alunos, da Educação Pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, para as questões relacionadas com a diferença, através de vivências e práticas artísticas inclusivas.
Leia também: Gota Fria chega a Portugal: Saiba quais as regiões mais afectadas e o que esperar