Natacha Inocêncio, mãe da pequena Flor, uma menina autista natural de Portimão, lançou em 2022 o seu primeiro livro intitulado “Flor é teu nome, natureza a tua essência, autismo o nosso mundo”.
Agora, prepara-se para lançar uma nova obra. O lançamento está agendado para esta segunda-feira, 21 de abril, na página de Facebook: Autismo, Do diagnóstico à superação, dos sonhos à realidade e no Instagram: flor_natureza_autismo

“É um livro que conta toda a realidade da nossa história. Mas, desta vez a forma como eu, mãe da Flor, e nós, enquanto pais sentimos todo o processo e o conseguimos através do apoio e suporte um do outro enquanto pais e casal ultrapassar”, explica Natacha Inocêncio.
“Através deste livro, é revelado a minha parte perdida enquanto mãe, no diagnóstico da minha filha, mas também é revelado o momento em que tudo se começou a encaixar e a Felicidade começou a fazer sentido, após toda a aceitação”, acrescenta.
O novo livro visa ajudar a sociedade a compreender melhor o autismo e o impacto que este tem na dinâmica familiar. Muitas vezes, por detrás de um sorriso, esconde-se uma história complexa e inesperada.
A obra promete ser uma fonte de identificação para muitas famílias, apoiando pais, educadores e todos os que lidam com crianças com necessidades especiais, ajudando-os a compreender sentimentos, desafios e a explorar o mundo do autismo repleto de amor puro e genuíno. Além disso, sensibiliza para a importância da inclusão e consciencialização social.
Segundo Natacha, este livro ajudará muitas famílias a perceber que “o Amor, é a raíz da felicidade e do caminho que têem de seguir”.
“Nós enquanto pais fizemos um longo caminho, e poder eternizar a nossa história nestas páginas completamente reais, enche me de orgulho. Pois independente de ter sido feliz, ou triste, foi e é a nossa história e tudo o que somos: Amor”, afirma.
A autora pretende ainda “deixar uma mensagens linda de ‘Acreditar’ e ‘conquistar’ de ‘esperança’ e de ‘luz’ e acima de tudo de ‘Amor e felicidade'”.
“Nestas páginas são revelados todos os detalhes, sentimentos, experiências, pensamentos de cada etapa que temos vivido até aqui”, afirma a progenitora.
É uma narrativa escrita em tempo real, espelhando a história da vida da família, tal como ela aconteceu.
“É revelado todo o processo desde o diagnóstico da Flor, as dificuldades de aceitação, a forma como vivemos cada momento até conseguirmos finalmente aceitar e sentir tudo de forma leve para nós, enquanto pais”, conclui Natacha Inocêncio.
Leia também: Este é o “país mais barato da Europa” com praias paradisíacas e onde pode comer por 5€ e dormir por 10

