Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
MÁRIO BEJA SANTOS, assessor do Instituto do Consumidor e consultor do POSTAL
Cultura, Opinião

Há um segredo em Tomar que pode provocar um turbilhão na fé dos homens | Por Mário Beja Santos

“Que os leitores devotos dos segredos templários não se ponham a imaginar que para além da ficção é possível andar a escavacar os nossos monumentos nacionais, são os nossos melhores votos”

08:18 21 Abril, 2025 08:22 21 Abril, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O thriller literário distingue-se perfeitamente das obras de crime e mistério e de espionagem, pode adicionar ao seu conteúdo crime e mistério e até práticas de espionagem, mas o que identifica este subgénero literário é a tensão à volta de um segredo muito bem guardado por agentes de bem ou maléficos, por organizações terroristas, por confrarias fanáticas, por serviços secretos, e muito mais. A matéria-prima mais manipulada no thriller literário é um problema histórico: um tratado de compra e venda de território que desapareceu no afundamento de um navio, um dado religioso suscetível de convulsionar crenças profundas, uma descoberta arqueológica terrestre ou subaquática com uma dimensão tal que pode levar ao confronto uma série de Estados; mas há também o thriller tecnológico, o thriller económico-financeiro e o que pode envolver o cataclismo termonuclear.

Nas últimas décadas, as livrarias aparecem enxameadas de títulos que ganham a dimensão de bestsellers. Houve Robert Ludlum, o criador de Jason Bourne, e que em 1976 escreveu um livro que envolvia dois gémeos à cata do segredo mais bem guardado do cristianismo, o túmulo de Cristo; houve Clive Cussler, um especialista em arqueologia subaquática, escreveu obras de suspense bastante originais, no tal arco da história à religião; e continua na ordem de dia Daniel Silva e é expectável que Dan Brown um dia destes apareça com um espetacular thriller tecnológico cujo ingrediente seja a inteligência artificial, ele que entreteve milhões de leitores em todo o mundo pondo Jesus casado com Maria Madalena, e deixando descendência implacavelmente perseguida por organizações apoiadas pelo Vaticano, com destaque para a Opus Dei.

O Segredo de Tomar, por Rui Miguel Pinto, Porto Editora, 2025, é um thriller histórico-religioso, rigorosamente pontuado pela organização do thriller: o capítulo inicial, suficientemente nebuloso mas apimentado com uma situação avassaladora, há mistério para desvendar; descrição de acontecimentos históricos, no caso a extinção da Ordem do Templo, havia que preservar um segredo que vinha das cruzadas a Jerusalém, o fundador da Ordem recebera a incumbência de Bernardo de Claraval para fazer pesquisas ali para os lados do Templo de Salomão e da Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, um mensageiro do último Grão-Mestre vem até Tomar em 1307, o segredo está guardado; viremos a saber que existe uma sociedade secreta que ressuscitou a Ordem do Templo, não olham a meios para que o segredo não seja desvendado, será o caso de terem assassinado uma famoso medievalista português que estava perto de o desvendar; são capítulos muito curtos, as subtilezas literárias reduzidas ao mínimo, vamos percorrer variadíssimos domínios, entre Portugal e França, Tomar começa por ter a fatia de leão, na região da Champanhe, em Payns, está ativa a sociedade secreta, usa da falta de escrúpulos para envolver um outro medievalista português, Jaime Morais, para este chegar ao segredo de Tomar; os filhos do Augusto Sousa, um outro medievalista assassinado pela organização fanática, irão estar ativos do princípio ao fim; e se é fundamental que o thriller mantenha um ritmo trepidante, vamos começar em finais de setembro e não haverá parança, vão entrando em cena personagens como um perito em paleografia, haverá muita atividade no Convento de Cristo, um comprador de documentos antigos obtém documentos relativos à Ordem do Templo que irão pôr a sociedade secreta em sobressalto, o professor Jaime Morais irá levar um grupo de alunos para uma atividade sigilosa em Santa Maria dos Olivais…

Rui Miguel Pinto

E para não querer tirar o fôlego e desvelar mais histórias sobre o segredo de Tomar, posso dizer sem qualquer hesitação que este primeiro livro de Rui Miguel Pinto cumpre cabalmente a função de entretenimento, tem todos os artifícios que competem ao thriller, desde aquela frase que pode ser Altar de Monte Santo e que o jovem Miguel, filho de Augusto Sousa, dotado de mente ágil e boa estrutura cultural, logo percebe para onde deve encaminhar a investigação, sempre açulado pelos fanáticos da sociedade secreta, na Capela de Santa Maria do Castelo, em Monsanto, descobre-se mais um elemento que introduz uma reviravolta na trama; obviamente que tem que haver tiros, raptos e reféns, envolvimento de polícias, não faltarão mortos e feridos, fatal como o destino acendem-se e reacendem-se amores, há mesmo um bocadinho de sexo, o autor já capturou o leitor compulsivo, com estrépito caminhamos para o território do desfecho, não falta a caça ao homem, haverá mesmo choro e ranger de dentes quando o chefe da organização fanática descobre que o segredo de Tomar estava ali à mão de semear. Como é do uso e costume, mesmo com o corte de alguns dedos, tudo está bem quando acaba bem. Mas há sempre uma névoa, há pontos que ficam mal-esclarecidos. E ainda bem.

E o que é desencadeando em 27 de setembro tem o seu momento de clímax no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, já estamos em outubro, mais adiante ficamos a saber que há séculos, noutro local, há homens vigilantes para que o mais temível segredo do cristianismo não seja desvendado.

Mesmo sabendo que o argumento só tem originalidade de envolver Tomar e tomarenses, diga-se de passagem, de garbosa compostura, que já apareceu noutros livros, na televisão e no cinema, se é verdade que esta investigação tem conclusões que só surpreendem quem ainda não leu outros saberes assim tão bem guardados, não é demais exaltar esta promissora estreia, em torno de ficcionados mistérios templários, trata-se de um segredo que pode abalar os alicerces do cristianismo.

Que os leitores devotos dos segredos templários não se ponham a imaginar que para além da ficção é possível andar a escavacar os nossos monumentos nacionais, são os nossos melhores votos.

Leia também: Estamos marcados por marcas que não são só sucesso nacional, correm mundo | Por Mário Beja Santos

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Algarve Tech

Nova aplicação permite reportar problemas em Faro

16:45 30 Abril, 2026 16:49 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Aplicação Faro Resolve permite aos cidadãos reportar problemas e acompanhar soluções, promovendo participação ativa na cidade de Faro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Algarve Economia Opinião

O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves

15:30 30 Abril, 2026 15:34 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Com os que cá estão muito pode ser feito. Basta que haja vontade política, alguma imaginação e coordenação de recursos. De todos"

Destino turístico de Benidorm. Crédito: Magnific
Europa Vida & Lazer

“Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

17:00 30 Abril, 2026 16:27 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico recomenda este destino turístico ao lado de Portugal pelos preços baixos da comida e da bebida, bem como pelo ambiente ali vivido

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva ‘em peso’: depressão e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

14:30 30 Abril, 2026 11:47 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo no primeiro fim‑de‑semana de maio. A chuva regressa e o impacto não será igual em todo o país

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Algarve Desporto

Motocross regressa ao interior de Loulé este domingo

17:20 30 Abril, 2026 17:32 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Cortelha recebe Campeonato Nacional de Motocross com mais de 100 pilotos e promete um dia de adrenalina na Serra do Caldeirão

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Empresas alertadas para uso de verbas do Fundo de Compensação do Trabalho até 2026

16:20 30 Abril, 2026 16:21 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Parceria ajuda empresas a usar saldos do FCT para formação em IA e digital, evitando perda de milhares de euros até final de 2026

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Algarve Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Algarve Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Algarve, Tech

Nova aplicação permite reportar problemas em Faro

16:45 30 Abril, 2026 16:49 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Aplicação Faro Resolve permite aos cidadãos reportar problemas e acompanhar soluções, promovendo participação ativa na cidade de Faro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Algarve, Economia, Opinião

O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves

15:30 30 Abril, 2026 15:34 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Com os que cá estão muito pode ser feito. Basta que haja vontade política, alguma imaginação e coordenação de recursos. De todos"

Destino turístico de Benidorm. Crédito: Magnific
Europa, Vida & Lazer

“Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

17:00 30 Abril, 2026 16:27 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico recomenda este destino turístico ao lado de Portugal pelos preços baixos da comida e da bebida, bem como pelo ambiente ali vivido

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva ‘em peso’: depressão e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

14:30 30 Abril, 2026 11:47 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo no primeiro fim‑de‑semana de maio. A chuva regressa e o impacto não será igual em todo o país

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Algarve, Desporto

Motocross regressa ao interior de Loulé este domingo

17:20 30 Abril, 2026 17:32 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Cortelha recebe Campeonato Nacional de Motocross com mais de 100 pilotos e promete um dia de adrenalina na Serra do Caldeirão

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Empresas alertadas para uso de verbas do Fundo de Compensação do Trabalho até 2026

16:20 30 Abril, 2026 16:21 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Parceria ajuda empresas a usar saldos do FCT para formação em IA e digital, evitando perda de milhares de euros até final de 2026

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Algarve, Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Algarve, Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Últimas Notícias

  • Medronho à mesa, termas à porta: nesta vila do Algarve há um resort com spa onde uma semana em agosto não chega aos 400€
    Medronho à mesa, termas à porta: nesta vila do Algarve há um resort com spa onde uma semana em agosto não chega aos 400€
  • Motocross regressa ao interior de Loulé este domingo
    Motocross regressa ao interior de Loulé este domingo
  • “Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida
    “Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida
  • Nova aplicação permite reportar problemas em Faro
    Nova aplicação permite reportar problemas em Faro
  • Empresas alertadas para uso de verbas do Fundo de Compensação do Trabalho até 2026
    Empresas alertadas para uso de verbas do Fundo de Compensação do Trabalho até 2026
  • Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio
    Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

Opinião

  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
  • O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
    O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal