Os Citrinos do Algarve estarão em destaque na BTL 2025 – Bolsa de Turismo de Lisboa, com a ação “Citrinos do Algarve – IGP, um ativo para a promoção turística da Região”, promovida pela CCDR Algarve | Agricultura e Pescas, em parceria com a AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve e a Região de Turismo do Algarve. O evento decorre no dia 12 de março, às 14:00, no stand do Algarve, na principal feira de turismo do país.
A sessão contará com a participação do presidente e do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário e Pedro Valadas Monteiro, respetivamente. O evento inclui a apresentação de um estudo sobre a perceção e consumo da laranja do Algarve, desenvolvido por estudantes da Universidade do Algarve, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre este produto e reforçar a sua estratégia de posicionamento no mercado.
Seguir-se-á uma sessão de degustação de cocktails inovadores, elaborados com laranja do Algarve e outros produtos agroalimentares locais. Esta experiência gastronómica será dinamizada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, em colaboração com a AlgarOrange.
A AlgarOrange, criada em 2018, é uma associação empresarial sem fins lucrativos, que representa e defende os Citrinos do Algarve, reunindo 12 associados responsáveis por cerca de 40% da produção de citrinos da região e 30% da produção nacional. O Algarve é a principal zona produtora de citrinos em Portugal, sendo responsável por 87% da produção de laranja do país. A campanha 2023-2024 superou em 10% a média dos últimos 10 anos, graças ao investimento em tecnologia, inovação e eficiência na utilização de recursos.
A produção de citrinos no Algarve gera um volume de negócios anual de 180 milhões de euros. Em 2023, segundo o Instituto Nacional de Estatística, as exportações regionais de frutos ultrapassaram os 107,5 milhões de euros, representando 37% das exportações do Algarve. A laranja algarvia ocupa o terceiro lugar entre os frutos mais exportados por Portugal, com 90% das vendas internacionais destinadas ao mercado europeu, sendo Espanha, França e Polónia os principais países importadores.
Os Citrinos do Algarve IGP – Indicação Geográfica Protegida destacam-se pela casca fina, colorida e brilhante, bem como pelo seu elevado teor de sumo, sabor doce e inconfundível. O selo regulamentado pela União Europeia assegura a autenticidade e origem deste produto, que tem sido um dos grandes motores do agroalimentar algarvio na última década. Cerca de 60% das exportações regionais de citrinos e 40% das vendas para a grande distribuição são feitas sob esta chancela. Na campanha 2023/24, a comercialização de Citrinos do Algarve IGP alcançou um recorde de mais de 64.000 toneladas, um crescimento de 360% comparativamente à campanha de 2016/17.
O setor tem vindo a modernizar-se com investimentos em tecnologias de produção, nomeadamente na gestão eficiente da rega e no processamento e embalamento de fruta, recorrendo ao apoio de fundos europeus.
A ação “Citrinos do Algarve – IGP, um ativo para a promoção turística da Região” insere-se no âmbito do PDR2020-20.2-FEADER-092942 (Assistência Técnica RRN 2023), reforçando a ligação entre a produção agrícola e a promoção turística da região.
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