A época balnear em Albufeira arrancou oficialmente no passado dia 15 de maio, com uma cerimónia realizada na Praia dos Pescadores, que contou com a presença de membros do executivo municipal e representantes de diversas entidades locais.
Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, destacou a importância da cooperação entre instituições: “colaboração estreita entre os vários organismos públicos e privados ao longo de toda a época balnear”, sublinhou, manifestando confiança no bom decorrer da temporada.

A cerimónia incluiu um simulacro de afogamento e salvamento, levado a cabo por nadadores-salvadores, com o apoio da Autoridade Marítima e dos Bombeiros Voluntários de Albufeira. A demonstração, realizada perante alunos de várias escolas, utentes da APEXA e da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, visou mostrar ao público os procedimentos de socorro e encaminhamento de vítimas em contexto balnear.
O autarca garantiu que “estão reunidas todas as condições para mais uma excelente época balnear”, referindo também o papel essencial das equipas de limpeza do Município, responsáveis por manter os areais em boas condições. “Importante trabalho desenvolvido pelas equipas de limpeza do Município, que garantem que as praias estão em boas condições todos os dias”, reforçou.

A época balnear prolonga-se até 15 de outubro, período durante o qual todas as praias do concelho contarão com vigilância de nadadores-salvadores, com o objetivo de garantir a segurança de todos os banhistas.
A cerimónia decorreu poucos dias após a divulgação do galardão “Praia com Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus. Albufeira viu 15 praias distinguidas, o mesmo número de Almada e apenas menos uma do que Vila Nova de Gaia, que lidera a lista nacional. Simultaneamente, as 25 praias de Albufeira voltaram a ser reconhecidas com a Bandeira Azul. “Demonstra a qualidade das praias do concelho”, afirmou José Carlos Rolo.

O evento contou ainda com ações pedagógicas promovidas pela Unidade de Ambiente do Município, através de um jogo interativo sobre biodiversidade marinha, dirigido aos alunos presentes. Também marcaram presença a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Albufeira, com as enfermeiras Marta Rodrigues e Rita Arez, e a empresa Luságua, representada por Sónia Fernandes, Carlos Raposo e José Pedro Domingues, que dinamizaram demonstrações práticas de sensibilização ambiental e cuidados de saúde.
Leia também: Nem na mão, nem no porão: União Europeia proíbe este objeto usado por ‘todos’ de viajar nesta bagagem do avião


