O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (AEFFL), de Olhão, recebeu pelo terceiro ano consecutivo, a distinção “Escola Sem Bullying, Escola Sem Violência”, tendo decorrido no passado dia 7 de novembro, no Agrupamento de Escolas Professor Ruy Luís Gomes, no Laranjeiro, a entrega dos selos a nível nacional, data em que se assinala o Dia Internacional contra a Violência e o Bullying na Escola, incluindo o Cyberbullying.
Este reconhecimento é atribuído às escolas que promovem e implementam um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Cyberbullying, adotando práticas diárias de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, orientadas pelos princípios da não-violência, da inclusão e da não discriminação.
“Cabe à escola assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência, surgindo como um auxiliar de apoio, com vista à utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção face a este fenómeno, de modo a incentivar, reconhecer e divulgar práticas de referência”, refere o AEFFL em comunicado.
“O plano é implementado partindo de um diagnóstico das necessidades que contribuem para a identificação de sinais de alerta e inclui um plano de ação em torno de estratégias e de atividades que sensibilizem para a diversidade de comportamentos agressivos”, pode ler-se.
Leia também: Novo champô do Lidl: um “sonho mágico” que só dura até ao fim do stock que custa 1,39€