Três jovens acordeonistas portugueses, dois dos quais naturais do Algarve, alcançaram um feito notável no 7.º Prémio Internacional Accordéons-Nous, realizado entre os dias 10 e 13 de abril, na cidade de Mons, Bélgica.
O concurso, organizado pela École Supérieure des Arts de Mons, decorreu sob a direção artística do conhecido acordeonista e professor Olivier Douyez, reunindo um júri internacional com elementos oriundos da Bélgica, França, Itália, Lituânia, China, Alemanha, Estónia, Sérvia, Cazaquistão e Portugal.

Os jovens algarvios Bruna Palma (Algoz) e Tiago Conceição (Loulé), ambos alunos do professor Nelson Conceição, conquistaram resultados de grande destaque. Tiago Conceição, com apenas 16 anos, venceu a Categoria Sénior Varieté – sem limite de idade –, arrecadando o primeiro prémio e o correspondente prémio monetário. Participou ainda, em duo com Bruna Palma, na categoria World Music (também sem limite de idade), tendo alcançado um honroso quarto lugar.
Bruna Palma obteve ainda um excelente segundo lugar na Categoria C (15-17 anos), confirmando o elevado nível técnico e artístico que caracteriza os jovens acordeonistas algarvios. Ambos os músicos contaram com o apoio da Associação de Acordeão Garvefole, sediada em Loulé, entidade que, por sua vez, teve o suporte da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de São Clemente e da Beltuna Portugal.

Também em destaque esteve o jovem Vítor Pastor, natural do Barreiro e aluno do reputado professor italiano Pietro Roffi, que conquistou o primeiro prémio na categoria Concertista Clássico, igualmente sem limite de idade, com direito a prémio monetário.
Este concurso internacional representa uma das mais prestigiadas competições europeias de acordeão, e os resultados obtidos pelos jovens portugueses refletem o talento, a dedicação e o trabalho de excelência desenvolvido por professores, escolas e associações em prol da música nacional.
Leia também: Funcionária com 30 anos de casa despedida da Mercadona por justa causa: tribunal deu razão à empresa