Foi mesmo “Sol de pouca dura” o aumento das temperaturas, sentido por todo o país e, especialmente, na região do Algarve, que levou milhares de pessoas às praias portuguesas durante o último fim-de-semana. Para este que se avizinha, vem a chuva de abril.
O calor que se fez sentir no último fim de semana levou milhares de portugueses à praia pela primeira vez em 2024. A realidade dos próximos dias deverá ser bem diferente. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta quinta-feira, 18 de abril, chuva e trovoada no sul do país. Uma situação que poderá durar pelo menos até domingo.
No centro e litoral prevê-se subida de temperatura, com máximas nos 22ºC e mínimas de 13ºC, acompanhado de céu limpo e ausência de nuvens. Já para sexta-feira, 19 de abril, o cenário deve mudar e a chuva poderá chegar também a estas regiões, com probabilidade de trovoadas.
A previsão é que o mau tempo se estenda por todo o fim-de-semana. No sábado, há “condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, nas regiões centro e sul, bem como nos distritos de Castelo Branco e Portalegre.”, esclarece o IPMA.
No domingo, o mesmo cenário temporal, mas só para a zona sul do país, fazendo do Algarve o distrito mais afetado por esta alteração de temperatura. Apesar dos avisos de chuva, prevê-se que as temperaturas máximas variem entre os 20°C e os 29°C, com a mínima a ficar-se entre os 7°C e os 16°C, valores digam-se elevados para esta época do ano.
Leia também: Faro recebe o BeLiving, o primeiro projeto de habitação acessível promovido por privados