O verão está à porta e, com ele, chegam também novidades para os amantes das praias em Portugal. O território nacional irá acrescentar mais seis áreas balneares vigiadas à sua lista, das quais três são praias fluviais, reforçando assim a segurança dos banhistas durante a época balnear.
Com uma extensa costa de mais de 800 quilómetros, torna-se desafiante determinar o número exato de praias em Portugal. No entanto, este verão será marcado pelo incremento de seis novas áreas balneares vigiadas, sendo que três delas são fluviais.
A iniciativa para reconhecer e oficializar estas zonas balneares, garantindo a segurança dos banhistas e a presença de infraestruturas adequadas, é geralmente promovida pelas autarquias locais. Neste caso específico, a proposta partiu da Câmara Municipal de Ovar.
A integração destas áreas balneares na lista de praias vigiadas depende, essencialmente, da aprovação das autoridades de saúde quanto à qualidade da água, como nos conta a Nit. Posteriormente, será elaborado um plano de assistência aos banhistas, sujeito à aprovação da Autoridade Marítima Nacional.
As praias de Santa Marinha, Velha dos Pescadores e Furadouro Sul, localizadas no concelho de Ovar, distrito de Aveiro, passarão a contar com o apoio de 25 nadadores-salvadores contratados pela autarquia. Esta medida visa colmatar a falta de espaço nas praias já existentes e proporcionar uma experiência segura aos veraneantes.
A urgência em tornar estas zonas balneares mais seguras deve-se, em parte, à erosão costeira, especialmente notória na praia do Furadouro. Este fenómeno tem levado os banhistas a procurar alternativas mais tranquilas, afastadas das áreas mais habituais, como é o caso de Esmoriz.
Além das praias fluviais em Ovar, outras áreas também poderão ser oficializadas, como é o caso de Folques e Barrinha da Praia de Mira, no distrito de Coimbra, e Oriola, na barragem do Alvito, em Beja.
Com a aprovação destas propostas, estas novas áreas balneares entrarão em vigor já na próxima época balnear, disponibilizando aos banhistas assistência, casas de banho, acessos e outros apoios necessários. Com estas adições, Portugal contará com um total de 506 praias vigiadas, das quais 351 estão localizadas na costa e 155 no interior, de acordo com a lista provisória da Agência Portuguesa do Ambiente.
Leia também: Conheça a praia do Algarve que foi recentemente eleita como a 6ª melhor do mundo