Um detalhe presente nas embalagens de carne vendidas pela Mercadona pode passar despercebido a muitos clientes, mas tem uma função essencial. A cadeia de supermercados espanhola esclareceu a utilidade da pequena almofada que se encontra no fundo das bandejas, e que desempenham um papel importante na conservação e segurança alimentar.
À primeira vista, os consumidores veem apenas a peça de carne embalada em plástico ou a vácuo. No entanto, sob a carne encontra-se uma almofada absorvente cuja missão é reter os líquidos libertados durante a conservação e transporte. Este mecanismo simples contribui para manter o produto fresco por mais tempo e reduz o risco de proliferação de bactérias.
Almofadas absorventes com papel ‘decisivo‘
Estes pequenos elementos, fabricados em materiais seguros para contacto com alimentos (normalmente celulose e polímeros de alta absorção) mantêm a carne em melhores condições, de acordo com o jornal digital espanhol Noticias Trabajo. Ao absorver os sucos libertados, evitam que se acumule líquido no fundo da bandeja, algo pouco apelativo e que poderia tornar-se um foco de contaminação.
Além disso, a utilização destas almofadas ajuda a que, no momento de cozinhar, a carne apresente uma textura mais agradável. Como parte do excesso de líquido já foi retida, os alimentos cozinham de forma mais equilibrada e saborosa, sem que a frigideira acumule água indesejada.
Atenção: não são comestíveis
Apesar de estarem aptas para contacto direto com os alimentos, a Mercadona alerta que estas almofadas não são comestíveis. Caso sejam cozinhadas por engano juntamente com a carne, recomenda-se que o produto não seja consumido, já que o aquecimento pode libertar substâncias nocivas.
Conselhos de conservação
A empresa acrescenta ainda algumas recomendações práticas: a carne pode ser congelada na própria bandeja, mas é preferível retirá-la da embalagem e envolvê-la em película aderente, sacos ou recipientes próprios para congelação.
Em qualquer dos casos, deve ser congelada dentro do prazo de validade e consumida até 24 horas após a descongelação, de acordo com o Noticias Trabajo.
Desta forma, um detalhe aparentemente secundário revela-se fundamental para garantir frescura, sabor e segurança alimentar nas carnes vendidas pela Mercadona.
Leia também: Faz isto no Multibanco? Bancos avisam que este erro pode estar a pôr em risco os seus dados e facilitar burlas
















