Com o regresso à rotina após as férias de verão, setembro é também o momento ideal para retomar hábitos alimentares equilibrados. Apesar das prateleiras cheias o ano inteiro, é nas frutas e legumes de época que se encontram mais sabor, melhor valor nutricional e preços mais amigos da carteira.
Consumir produtos sazonais significa aproveitar o auge da colheita: frescura, qualidade e menor pegada ambiental. Além do paladar, é uma escolha que favorece a sustentabilidade e o orçamento, de acordo com o jornal espanhol 20minutos.
Entre frutas e legumes, há várias opções que se destacam nesta fase do ano, perfeitas para reforçar a variedade e a nutrição no prato.
Uvas cheias de história
Clássicas do outono, as uvas começam a ser colhidas em meados de setembro e prolongam-se até novembro. Com mais de três mil variedades, são ricas em água e antioxidantes.
Apesar do doce natural, têm teor de açúcar semelhante ao da banana, sendo um bom snack energético quando consumidas com moderação.
Pitaia, a “fruta do dragão”
Cada vez mais presente nos mercados portugueses, a pitaia (pitaya) atinge em setembro o ponto máximo de sabor no hemisfério norte. A polpa é suculenta e as sementes conferem textura.
É leve, hidratante e fonte de fibra (incluindo prebiótica), vitamina C e minerais — uma aliada da digestão e do equilíbrio metabólico.
Manga e framboesas
A manga ganha protagonismo no fim do verão e início do outono (com picos no sul de Espanha), oferecendo vitaminas, minerais e antioxidantes.
As framboesas surgem sobretudo no verão, mas ainda chegam no outono em menor quantidade; são ricas em fibra e vitaminas C e E.
Beringela e pimento italiano
A beringela é versátil e maioritariamente composta por água, contribuindo com vitaminas do complexo B, potássio e magnésio.
O pimento italiano, alongado e verde brilhante, começa a ser colhido em setembro; é baixo em calorias, rico em fibra e bastante saciante.
Curgete e feijão-verde
A curgete é uma boa aliada para quem tem desconfortos digestivos e retenção de líquidos. Fornece potássio, ferro, cálcio e vitaminas A, C e do grupo B.
O feijão-verde, leve (cerca de 90% água), traz fibra, antioxidantes e vitaminas A, B e C, ótimo em salteados, sopas ou guisados.
Tomate de salada, rico em licopeno
O tomate de salada, carnudo e saboroso, estende a época até final do outono em regiões mais quentes do sul.
É rico em licopeno, carotenoide com forte poder antioxidante, associado à proteção cardiovascular e à redução de risco de algumas neoplasias.
Setembro para novos hábitos ou recuperar antigos
De acordo com o 20minutos, setembro é uma oportunidade para voltar ao essencial: escolher o que a terra dá na sua época, privilegiar o produtor local e redescobrir sabores no auge. Uma ida ao mercado municipal garante frescura, ajuda a poupar e dá um impulso à economia da região. Experimente variar nas receitas, combinar fruta e legumes de outono e levar para casa o melhor da estação.
Leia também: Há um potencial novo feriado nacional a caminho e este será o dia
















