Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik AI
Vida & Lazer

Nem cerveja, nem vinho: hospedeira revela qual é a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

Saiba mais sobre este desabafo de uma hospedeira acerca de uma bebida muito comum a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

22:23 9 Junho, 2025 21:28 10 Junho, 2025
Gonçalo ViegasGonçalo ViegasContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em cada voo comercial, há rotinas que já consideramos normais. O serviço de bar a bordo é uma dessas práticas: faz parte da experiência de viajar e, em voos longos, é até motivo de entusiasmo para muitos passageiros. Mas há pormenores sobre estas operações em altitude que poucos imaginam. Um deles envolve uma bebida muito popular a bordo do avião, e que parece causar mais problemas do que prazer à tripulação.

Quem costuma viajar de avião sabe que, ao longo do voo, a distribuição de bebidas é um dos momentos mais aguardados. Em muitas companhias aéreas, sobretudo em rotas internacionais, este serviço está incluído no preço e oferece bebidas com e sem álcool. Entre os pedidos mais comuns estão águas, sumos, refrigerantes e bebidas quentes. Tudo parece simples, mas nem sempre é assim para quem serve.

No blog These Gold Wings, uma comissária de bordo que assina como “Jet”, citada pelo Huffington Post, revelou qual é, na sua opinião, a pior bebida para servir a bordo de um avião. E a escolha pode surpreender quem está habituado a pedi-la. Trata-se da Diet Coke (equivalente a Coca-Cola Zero). Segundo a profissional, este refrigerante causa um verdadeiro incómodo à equipa de cabine, atrasando o serviço e criando dificuldades operacionais.

De acordo com “Jet”, o problema não está no sabor nem na preferência dos passageiros, mas sim na forma como a bebida se ‘comporta’ em altitude. A pressão dentro da cabine, que corresponde a uma altitude entre os 7.000 e os 8.000 pés, faz com que os refrigerantes produzam mais espuma do que o habitual. Quando se abre uma lata de Diet Coke e se tenta vertê-la para um copo, a espuma sobe rapidamente e é preciso esperar longos segundos até conseguir continuar o processo. Isso, num serviço com dezenas ou centenas de passageiros, atrasa tudo.

Espuma persistente e difícil de controlar

A comissária, citada pela mesma fonte, explica que, ao contrário de outros refrigerantes, a Diet Coke produz uma espuma mais densa e persistente. A própria composição do produto ajuda a explicar o porquê.

Segundo dados citados pela imprensa internacional, as bebidas dietéticas têm uma viscosidade ligeiramente superior, o que estabiliza as bolhas e faz com que durem mais tempo no copo.

Mais popular, mais notada

É provável que outras bebidas light provoquem o mesmo efeito. No entanto, a Diet Coke é uma das mais pedidas a bordo, o que aumenta a sua visibilidade entre a equipa de bordo como um fator de atraso constante. A comissária conta que, em voos muito concorridos, quando vários passageiros pedem Diet Coke, começa por as servir todas de uma vez e só depois regressa a cada copo, quando a espuma já desceu.

Um truque para contornar o problema

“Jet” admite que, com a experiência, foi aprendendo a lidar com esta situação. Criou até o seu próprio método para verter a bebida com menos espuma, embora continue a ser mais demorado do que outras opções.

Mesmo assim, deixa claro que não se importa com os pedidos dos passageiros e que faz tudo com o mesmo profissionalismo. Apenas partilha esta curiosidade como forma de mostrar o que acontece nos bastidores de um voo.

Recomendamos: Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

Pressão dentro e fora da lata

Para perceber melhor este fenómeno, é importante lembrar que, dentro da lata, a pressão mantém-se constante. O que muda é a pressão fora da lata, no interior da cabine.

É essa diferença que faz com que as bolhas se libertem com mais força e a espuma suba rapidamente, como explica o site The Real Review, citado pela mesma fonte. O mesmo acontece, por exemplo, com as garrafas de champanhe em altitude.

Impacto real no serviço de bordo

Apesar de parecer um pormenor, estas pequenas dificuldades acumulam-se durante o voo. Quando há dezenas de passageiros a aguardar pelas suas bebidas, qualquer atraso ou obstáculo tem impacto no ritmo do serviço. A Diet Coke, com o seu comportamento imprevisível no ar, obriga a equipa a trabalhar com mais atenção e paciência. Nem sempre isso é possível em voos mais curtos ou com elevada ocupação.

Efeitos da altitude no corpo

Para além dos efeitos em qualquer bebida, a pressão reduzida dentro da cabine do avião também afeta o corpo humano. É comum sentir tonturas, secura na garganta ou sonolência durante o voo.

Por isso mesmo, algumas bebidas têm efeitos mais fortes a bordo. O álcool, por exemplo, tende a fazer mais efeito. A mesma lógica aplica-se à sensação de sabor, que pode ficar ligeiramente alterada, refere o Huffington Post.

O lado que os passageiros não veem

Este é apenas um exemplo dos muitos detalhes que acontecem durante um voo e que passam despercebidos a quem viaja. Para os profissionais de bordo, cada bebida servida tem de ser pensada com atenção, sobretudo em condições especiais. A revelação feita por “Jet” levanta um pouco o véu sobre a complexidade das tarefas de quem trabalha nos ares. Um simples refrigerante pode transformar-se num desafio a 30 mil pés de altitude.

Na próxima vez que embarcar num avião, se quiser facilitar o trabalho da tripulação, talvez possa considerar pedir uma bebida diferente. A Diet Coke continua a estar disponível, mas agora já sabe que há uma razão para demorar mais um pouco. A aviação é feita de regras, segurança e também muitos pequenos detalhes. E, por vezes, o que parece trivial, como a escolha de um refrigerante, faz mesmo a diferença.

Leia também: A lei protege quem? ‘Ocupas’ invadem casa de idoso de 95 anos e deixam conta da água de mais de 17.000€ por pagar

Homem com dinheiro na mão.
Economia Nacional

Quem ganha até este valor por mês não vai pagar IRS em 2027: Governo aumenta limite

21:40 10 Outubro, 2026 16:20 10 Outubro, 2026

A proposta do Orçamento do Estado aumenta o mínimo de existência e atualiza em 3,88% os limites dos nove escalões de IRS

Vila Real de Santo António.
Algarve

Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer

18:40 10 Outubro, 2026 16:15 8 Outubro, 2026

Tapa algarvia, uma viagem internacional de barco e um passeio pelo centro histórico cabem num orçamento inferior a 10 euros

Nacional

Milhares saem à rua em Lisboa contra o custo de vida: “Não dá mais para viver assim”

18:30 10 Outubro, 2026 18:14 10 Outubro, 2026

O aumento das rendas, os preços dos alimentos e as dificuldades em pagar as contas levaram milhares de pessoas às ruas de Lisboa

Vida & Lazer

Tempera o tomate e come logo a seguir? Cozinheiros recomendam esperar estes minutos antes de o servir

20:30 10 Outubro, 2026 16:30 10 Outubro, 2026

Temperar o tomate e servi-lo imediatamente pode não ser a melhor opção. Cozinheiros recomendam deixá-lo repousar entre cinco e dez minutos

Tiago Grila. Crédito: DR
Vida & Lazer

“Fui buscar cocaína e a minha filha foi comigo”: Tiago Grila revela episódio que ainda o atormenta

12:13 10 Outubro, 2026 13:15 10 Outubro, 2026

Tiago Grila falou abertamente sobre a dependência de drogas e jogo e recordou um dos episódios que mais lamenta

Algarve

PJ detém no Algarve homem procurado na Alemanha por tráfico de droga

17:10 10 Outubro, 2026 17:08 10 Outubro, 2026

Suspeito de tráfico de haxixe na Alemanha foi localizado pela PJ no Algarve. O homem, de 57 anos, poderá ser condenado a 15 anos de prisão

Crédito: Portimonense SAD
Algarve Desporto

Jassi e Welinton Júnior devolvem o Portimonense às vitórias na II Liga

16:58 10 Outubro, 2026 16:58 10 Outubro, 2026

Com dois golos na segunda parte, o Portimonense venceu o Amarante por 2-1, regressou aos triunfos na II Liga e subiu ao 10.º lugar da classificação

Europa Vida & Lazer

Vai viajar? Esta é a companhia aérea mais segura da Europa (há três low-cost entre as cinco primeiras)

18:20 10 Outubro, 2026 13:18 9 Outubro, 2026

Um novo índice analisou 20 das maiores companhias aéreas europeias e colocou uma transportadora grega no primeiro lugar

Animais

Tem a cama do cão neste lugar? Veterinários dizem que pode estar a prejudicar o descanso do animal

17:20 10 Outubro, 2026 22:52 9 Outubro, 2026

Uma cama confortável não garante, por si só, uma boa noite de descanso ao seu cão. Veterinários explicam quais são os locais da casa que deve evitar

Algarve Opinião

Quarteira não pode limitar-se a crescer. Tem de evoluir | Por Rui Pinto

12:00 9 Outubro, 2026 12:03 9 Outubro, 2026

"O desenvolvimento não se mede apenas pelo que se constrói, pelo número de visitantes que recebemos ou pela dimensão dos investimentos realizados"

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente fria a caminho de Portugal e traz chuva forte e rajadas até 80 km/h: mau tempo chega neste dia a esta região

11:30 9 Outubro, 2026 11:32 8 Outubro, 2026

Segundo a previsão da Meteored, uma frente fria deverá atingir os Açores, trazendo chuva, vento forte e agitação marítima

Homem a ler uma carta.
Nacional

Recebeu duas cartas PIN para renovar o Cartão de Cidadão? IRN explica qual deve utilizar e qual deve ignorar

15:10 9 Outubro, 2026 14:31 9 Outubro, 2026

Chegada de duas cartas PIN pode acontecer quando uma renovação pedida pelo cidadão coincide com a emissão da carta do procedimento automático

Vida & Lazer

Costuma descascar a maçã antes de a comer? Especialistas explicam por que não deve fazê-lo

15:40 10 Outubro, 2026 22:42 9 Outubro, 2026

A preocupação com os pesticidas leva muitas pessoas a retirar a casca da maçã, mas é precisamente aí que se encontra uma parte importante dos seus nutrientes

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

O seu carro pode estar a partilhar dados sem perceber: estudo revela o que está a ser enviado a terceiros

12:30 10 Outubro, 2026 12:58 9 Outubro, 2026

Um estudo analisou 21 automóveis e 30 aplicações associadas e encontrou ligações a empresas externas de publicidade e análise

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto

Nem tudo é obrigatório, mas há coisas que devia ter sempre no carro para evitar problemas

12:00 10 Outubro, 2026 21:33 10 Outubro, 2026

Circular sem certos objetos no automóvel pode sair caro, mesmo quando não existe uma obrigação legal direta. Veja o que convém ter sempre à mão

Plantas que absorvem humidade. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

As suas plantas estão a morrer e não sabe porquê? O problema pode estar no lugar onde as colocou

11:10 10 Outubro, 2026 22:34 9 Outubro, 2026

Regar e fertilizar pode não chegar para manter as plantas saudáveis. Há sete locais dentro de casa onde o calor, o frio, as correntes de ar ou a falta de luz podem acabar por prejudicá-las

Homem com dinheiro na mão.
Economia, Nacional

Quem ganha até este valor por mês não vai pagar IRS em 2027: Governo aumenta limite

21:40 10 Outubro, 2026 16:20 10 Outubro, 2026

A proposta do Orçamento do Estado aumenta o mínimo de existência e atualiza em 3,88% os limites dos nove escalões de IRS

Vila Real de Santo António.
Algarve

Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer

18:40 10 Outubro, 2026 16:15 8 Outubro, 2026

Tapa algarvia, uma viagem internacional de barco e um passeio pelo centro histórico cabem num orçamento inferior a 10 euros

Nacional

Milhares saem à rua em Lisboa contra o custo de vida: “Não dá mais para viver assim”

18:30 10 Outubro, 2026 18:14 10 Outubro, 2026

O aumento das rendas, os preços dos alimentos e as dificuldades em pagar as contas levaram milhares de pessoas às ruas de Lisboa

Vida & Lazer

Tempera o tomate e come logo a seguir? Cozinheiros recomendam esperar estes minutos antes de o servir

20:30 10 Outubro, 2026 16:30 10 Outubro, 2026

Temperar o tomate e servi-lo imediatamente pode não ser a melhor opção. Cozinheiros recomendam deixá-lo repousar entre cinco e dez minutos

Tiago Grila. Crédito: DR
Vida & Lazer

“Fui buscar cocaína e a minha filha foi comigo”: Tiago Grila revela episódio que ainda o atormenta

12:13 10 Outubro, 2026 13:15 10 Outubro, 2026

Tiago Grila falou abertamente sobre a dependência de drogas e jogo e recordou um dos episódios que mais lamenta

Algarve

PJ detém no Algarve homem procurado na Alemanha por tráfico de droga

17:10 10 Outubro, 2026 17:08 10 Outubro, 2026

Suspeito de tráfico de haxixe na Alemanha foi localizado pela PJ no Algarve. O homem, de 57 anos, poderá ser condenado a 15 anos de prisão

Crédito: Portimonense SAD
Algarve, Desporto

Jassi e Welinton Júnior devolvem o Portimonense às vitórias na II Liga

16:58 10 Outubro, 2026 16:58 10 Outubro, 2026

Com dois golos na segunda parte, o Portimonense venceu o Amarante por 2-1, regressou aos triunfos na II Liga e subiu ao 10.º lugar da classificação

Europa, Vida & Lazer

Vai viajar? Esta é a companhia aérea mais segura da Europa (há três low-cost entre as cinco primeiras)

18:20 10 Outubro, 2026 13:18 9 Outubro, 2026

Um novo índice analisou 20 das maiores companhias aéreas europeias e colocou uma transportadora grega no primeiro lugar

Animais

Tem a cama do cão neste lugar? Veterinários dizem que pode estar a prejudicar o descanso do animal

17:20 10 Outubro, 2026 22:52 9 Outubro, 2026

Uma cama confortável não garante, por si só, uma boa noite de descanso ao seu cão. Veterinários explicam quais são os locais da casa que deve evitar

Algarve, Opinião

Quarteira não pode limitar-se a crescer. Tem de evoluir | Por Rui Pinto

12:00 9 Outubro, 2026 12:03 9 Outubro, 2026

"O desenvolvimento não se mede apenas pelo que se constrói, pelo número de visitantes que recebemos ou pela dimensão dos investimentos realizados"

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente fria a caminho de Portugal e traz chuva forte e rajadas até 80 km/h: mau tempo chega neste dia a esta região

11:30 9 Outubro, 2026 11:32 8 Outubro, 2026

Segundo a previsão da Meteored, uma frente fria deverá atingir os Açores, trazendo chuva, vento forte e agitação marítima

Homem a ler uma carta.
Nacional

Recebeu duas cartas PIN para renovar o Cartão de Cidadão? IRN explica qual deve utilizar e qual deve ignorar

15:10 9 Outubro, 2026 14:31 9 Outubro, 2026

Chegada de duas cartas PIN pode acontecer quando uma renovação pedida pelo cidadão coincide com a emissão da carta do procedimento automático

Vida & Lazer

Costuma descascar a maçã antes de a comer? Especialistas explicam por que não deve fazê-lo

15:40 10 Outubro, 2026 22:42 9 Outubro, 2026

A preocupação com os pesticidas leva muitas pessoas a retirar a casca da maçã, mas é precisamente aí que se encontra uma parte importante dos seus nutrientes

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

O seu carro pode estar a partilhar dados sem perceber: estudo revela o que está a ser enviado a terceiros

12:30 10 Outubro, 2026 12:58 9 Outubro, 2026

Um estudo analisou 21 automóveis e 30 aplicações associadas e encontrou ligações a empresas externas de publicidade e análise

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto

Nem tudo é obrigatório, mas há coisas que devia ter sempre no carro para evitar problemas

12:00 10 Outubro, 2026 21:33 10 Outubro, 2026

Circular sem certos objetos no automóvel pode sair caro, mesmo quando não existe uma obrigação legal direta. Veja o que convém ter sempre à mão

Plantas que absorvem humidade. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

As suas plantas estão a morrer e não sabe porquê? O problema pode estar no lugar onde as colocou

11:10 10 Outubro, 2026 22:34 9 Outubro, 2026

Regar e fertilizar pode não chegar para manter as plantas saudáveis. Há sete locais dentro de casa onde o calor, o frio, as correntes de ar ou a falta de luz podem acabar por prejudicá-las

Últimas Notícias

  • Quem ganha até este valor por mês não vai pagar IRS em 2027: Governo aumenta limite
    Quem ganha até este valor por mês não vai pagar IRS em 2027: Governo aumenta limite
  • Tempera o tomate e come logo a seguir? Cozinheiros recomendam esperar estes minutos antes de o servir
    Tempera o tomate e come logo a seguir? Cozinheiros recomendam esperar estes minutos antes de o servir
  • Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer
    Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer
  • Milhares saem à rua em Lisboa contra o custo de vida: “Não dá mais para viver assim”
    Milhares saem à rua em Lisboa contra o custo de vida: “Não dá mais para viver assim”
  • Vai viajar? Esta é a companhia aérea mais segura da Europa (há três low-cost entre as cinco primeiras)
    Vai viajar? Esta é a companhia aérea mais segura da Europa (há três low-cost entre as cinco primeiras)

Opinião

  • Podemos perder a Constituição sem rasgar uma página | Editorial de Henrique Dias Freire
    Podemos perder a Constituição sem rasgar uma página | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Doença hepática: porquê referenciar para cuidados paliativos? | Por Hugo Oliveira
    Doença hepática: porquê referenciar para cuidados paliativos? | Por Hugo Oliveira
  • Porca miséria | Por José Figueiredo Santos
    Porca miséria | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália
    Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália
  • Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro
    Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal