Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Mundo, Vida & Lazer

‘Inferno na Terra’: conheça um dos sítios mais quentes do mundo onde as temperaturas superam 45 ºC e viajar é (quase) impossível

Sendo também um dos locais mais baixos do planeta, para além de um dos mais quentes, a vida neste local é realmente difícil e quem quiser visitar deve ir bem preparado

13:43 25 Maio, 2025 11:58 25 Maio, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Há lugares no mundo que parecem desafiar todas as regras da natureza. Ambientes tão extremos que parecem saídos de um cenário de ficção científica, onde a sobrevivência humana é quase impensável. Num desses locais, do qual lhe falaremos em seguida, o calor é constante, o solo liberta gases tóxicos, as cores são irreais e a vida, embora escassa, encontra sempre forma de persistir. É considerado por muitos como um dos locais mais quentes do planeta. O que poucos sabem é que este fenómeno natural não só existe, como continua a crescer e a mudar diante dos nossos olhos.

Um dos pontos mais baixos do planeta

Este território, conhecido como Depressão de Danakil, situa-se na Etiópia situa-se no nordeste de África e encontra-se a cerca de 125 metros abaixo do nível do mar, sendo um dos pontos mais baixos e quentes da superfície terrestre. As temperaturas superam os 45 °C durante grande parte do ano e podem manter-se acima dos 35 °C mesmo durante a noite, de acordo com a BBC.

Localizado numa zona de intensa atividade tectónica, onde três placas se afastam lentamente, este local está em constante transformação geológica.

Uma paisagem saída de outro planeta

A paisagem parece ‘extraterrestre’: lagos de ácido, campos de sal, vulcões com lava visível e fontes termais que libertam vapores em tons amarelo, verde e laranja. A combinação de calor, gás e minerais dá origem a cenários únicos no mundo.

Um dos vulcões da região mantém um lago de lava permanente, atraindo cientistas e exploradores de várias partes do mundo, apesar das condições de acesso serem extremamente exigentes.

Laboratório natural para a ciência

De acordo com a fonte acima citada, as condições tão fora do comum despertam há décadas o interesse da comunidade científica. Os investigadores acreditam que estudar este ambiente pode ajudar a compreender como se pode desenvolver vida noutros planetas com condições semelhantes, como Marte.

Apesar das temperaturas e da composição química agressiva, há vida neste território. Microrganismos adaptaram-se ao calor extremo e à acidez, o que continua a surpreender a comunidade científica.

O sal como herança ancestral

Durante séculos, caravanas de camelos atravessaram este deserto transportando blocos de sal, ainda hoje extraídos manualmente sob um sol abrasador. Este sal era usado como moeda de troca e continua a ser uma fonte de sustento para as comunidades locais.

O trabalho no sal mantém tradições ancestrais vivas e marca o ritmo da vida nesta região aparentemente inóspita.

Recomendamos: Viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve (mesmo) fazer

Viver no impossível

O povo que habita esta zona é conhecido pela resistência e capacidade de adaptação a condições extremas. Vivem de forma nómada, conhecem profundamente o terreno e continuam a ocupar um espaço onde quase tudo parece hostil, refere a mesma fonte.

A sobrevivência neste que é um dos locais mais quentes do planeta não é só uma questão de resistência física, mas também de profundo conhecimento do meio e das suas alterações constantes.

Um destino (muito) fora do comum

O turismo na região é possível, mas requer preparação e orientação especializada, refere ainda a BBC. A maioria das visitas exige autorização, acompanhamento local e, em alguns casos, escolta de segurança.

A instabilidade do solo, o isolamento e o calor tornam esta aventura imprópria para curiosos mal preparados.

Quem decide avançar, encontra um cenário como poucos no mundo, onde a natureza ainda dita as regras.

Um lugar em transformação

Este ambiente único continua a mudar, à medida que o movimento das placas tectónicas o reconfigura lentamente. Os geólogos acreditam que, a longo prazo, este local poderá dar origem a um novo oceano, fruto da separação progressiva do continente africano.

A Depressão de Danakil, sendo um dos locais mais quentes do mundo, é um dos sítios mais extremos de que há conhecimento e, para muitos, um lembrete de como a Terra pode ser tão bela quanto hostil.

Leia também: Aeroportos portugueses alertam: estes são os objetos ‘barrados’ todos os dias no raio-X

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Alojamento Local.
Nacional

Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados

13:42 11 Junho, 2026 13:31 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 10.000 alojamentos locais já perderam o registo e milhares continuam em risco de encerramento devido às novas regras

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Pais têm de pagar 9,27€ para se sentarem ao lado dos filhos nos voos da Ryanair? Companhia aérea está a ser investigada e tem uma resposta

16:20 11 Junho, 2026 15:09 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Regulador britânico investiga taxa da Ryanair por lugares familiares e companhia garante conformidade com as regras

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Nacional

Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo

12:51 11 Junho, 2026 12:51 11 Junho, 2026 | João Luís

Um psiquiatra foi condenado depois de pedir o internamento compulsivo de uma antiga paciente com quem manteve uma relação íntima

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Praia de Quarteira.
Algarve Tempo

Algarve regista temperaturas mais moderadas numa altura em que o calor intenso atinge o país

15:10 11 Junho, 2026 13:52 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

País enfrenta uma vaga de calor intensa até 13 de junho, mas o Algarve deverá registar temperaturas mais moderadas

Algarve Cultura Vida & Lazer

Sunset no Parque leva música, convívio e animação ao coração de Pechão

07:30 11 Junho, 2026 07:10 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clube Oriental de Pechão lança o Sunset no Parque este sábado, com música, convívio e entrada livre para assinalar o verão

Prestianni a tapar a boca.
Desporto

Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

12:35 11 Junho, 2026 12:35 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

FIFA confirmou uma nova regra para o Mundial que poderá levar à expulsão de jogadores por um gesto frequente

Estender roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Secar roupa em casa sem dores de cabeça? Conheça o truque que ‘resolve tudo’ em tempo recorde

09:30 11 Junho, 2026 09:21 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Truque simples promete secar roupa mais rápido em casa, reduzir odores e evitar vincos sem esforço ou necessidade de equipamentos extra

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Ensino Opinião Tech

Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral

11:00 10 Junho, 2026 10:52 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Aquilo que faz correr um aluno para um abraço de reencontro a um professor é muito mais do que um algoritmo disfarçado de 'olhar humano'"

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Alojamento Local.
Nacional

Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados

13:42 11 Junho, 2026 13:31 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 10.000 alojamentos locais já perderam o registo e milhares continuam em risco de encerramento devido às novas regras

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Pais têm de pagar 9,27€ para se sentarem ao lado dos filhos nos voos da Ryanair? Companhia aérea está a ser investigada e tem uma resposta

16:20 11 Junho, 2026 15:09 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Regulador britânico investiga taxa da Ryanair por lugares familiares e companhia garante conformidade com as regras

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Nacional

Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo

12:51 11 Junho, 2026 12:51 11 Junho, 2026 | João Luís

Um psiquiatra foi condenado depois de pedir o internamento compulsivo de uma antiga paciente com quem manteve uma relação íntima

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Praia de Quarteira.
Algarve, Tempo

Algarve regista temperaturas mais moderadas numa altura em que o calor intenso atinge o país

15:10 11 Junho, 2026 13:52 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

País enfrenta uma vaga de calor intensa até 13 de junho, mas o Algarve deverá registar temperaturas mais moderadas

Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Sunset no Parque leva música, convívio e animação ao coração de Pechão

07:30 11 Junho, 2026 07:10 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clube Oriental de Pechão lança o Sunset no Parque este sábado, com música, convívio e entrada livre para assinalar o verão

Prestianni a tapar a boca.
Desporto

Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

12:35 11 Junho, 2026 12:35 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

FIFA confirmou uma nova regra para o Mundial que poderá levar à expulsão de jogadores por um gesto frequente

Estender roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Secar roupa em casa sem dores de cabeça? Conheça o truque que ‘resolve tudo’ em tempo recorde

09:30 11 Junho, 2026 09:21 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Truque simples promete secar roupa mais rápido em casa, reduzir odores e evitar vincos sem esforço ou necessidade de equipamentos extra

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Ensino, Opinião, Tech

Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral

11:00 10 Junho, 2026 10:52 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Aquilo que faz correr um aluno para um abraço de reencontro a um professor é muito mais do que um algoritmo disfarçado de 'olhar humano'"

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Últimas Notícias

  • Pais têm de pagar 9,27€ para se sentarem ao lado dos filhos nos voos da Ryanair? Companhia aérea está a ser investigada e tem uma resposta
    Pais têm de pagar 9,27€ para se sentarem ao lado dos filhos nos voos da Ryanair? Companhia aérea está a ser investigada e tem uma resposta
  • Algarve regista temperaturas mais moderadas numa altura em que o calor intenso atinge o país
    Algarve regista temperaturas mais moderadas numa altura em que o calor intenso atinge o país
  • Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados
    Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados
  • Capacete obrigatório nas trotinetes e bicicletas elétricas? Projeto prevê multas até 150 euros para quem não cumprir
    Capacete obrigatório nas trotinetes e bicicletas elétricas? Projeto prevê multas até 150 euros para quem não cumprir
  • Três cidades no Alentejo integram pela primeira vez a rede da FlixBus
    Três cidades no Alentejo integram pela primeira vez a rede da FlixBus
  • Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo
    Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo

Opinião

  • Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
    Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal