O Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve apresentou o novo programa Missão D’Chef, uma iniciativa que visa valorizar e distinguir as cozinheiras das instituições sociais da região, reconhecendo o seu papel essencial na confeção diária de milhares de refeições. Na próxima quinta-feira, dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, vai decorrer na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, a final desta primeira edição.
Em comunicado, o presidente do Banco Alimentar do Algarve, Nuno Cabrita Alves, destacou que “esta primeira edição está a ser um sucesso, com uma enorme adesão de parceiros, mas sobretudo com grande satisfação das cozinheiras”.

O responsável acrescentou que “a valorização destas profissionais era algo que se impunha, pela grande responsabilidade que têm dia a dia ao confecionar milhares de refeições, sobretudo para crianças e idosos”.
A primeira edição do programa conta com quinze cozinheiras de treze instituições de todo o Algarve e teve início em março, terminando na quinta-feira, Dia Mundial da Alimentação, com uma cerimónia que decorrerá entre as 19:30 e as 21:00, no restaurante de aplicação da Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, apresentada pelo ator algarvio João Mota.
O Missão D’Chef tem como base a nutrição, o aproveitamento integral dos alimentos e a mitigação do desperdício alimentar, valorizando as refeições servidas pelas IPSS algarvias e respeitando os princípios da Dieta Mediterrânica. Também foram abordados temas como higiene, segurança alimentar e técnicas de cozinha.
O projeto conta com o apoio de diversas entidades parceiras, entre as quais a Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, a Sogenave, a Universidade do Algarve, a Fiscalcontrol, as Águas do Algarve e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Na componente prática, além dos chefs da Escola de Hotelaria, participaram também profissionais do grupo Highgate Portugal e do Epic Sana Hotel, com o júri do concurso presidido pela chef Noélia Jerónimo.
O programa foi distinguido com o Prémio Caixa Social’24, atribuído pela Caixa Geral de Depósitos, no valor de 25 mil euros, reconhecendo o projeto como uma iniciativa de saúde comunitária.
Na cerimónia final, serão premiadas as três melhores cozinheiras e as instituições que representam, num evento que celebra a dedicação, o talento e a importância social destas profissionais.
Leia também: Herdeiro obrigado a pagar 92.798€ aos irmãos que o pai deserdou para deixar tudo para ele: tribunal decidiu
















