A 3.ª edição do Festival da Comida Esquecida, organizado pela Cooperativa QRER, arranca já em setembro e promete novas oportunidades para explorar os sabores, histórias e memórias do território algarvio.
Segundo a organização, “nesta edição estão de regresso os icónicos Piqueniques de Charme, que fizeram as delícias dos participantes da 1.ª edição, mas introduzem-se também novas experiências e diferentes áreas temáticas a explorar, como a dos vinhos e a da doçaria regional”.

A QRER sublinha que “são três oportunidades para mergulhar no património cultural da região, explorar os sabores do território, conhecer as suas histórias e as memórias das comunidades”.
Três eventos em destaque
O programa inclui três momentos distintos:
- 14 de setembro – Piquenique de Charme no Moinho do Gentil (Querença), entre as 10h00 e as 15:00.
- 19 de outubro – Na Herdade do Barranco do Vale, entre Cartas, Castas e Sabores (S. Bartolomeu de Messines), almoço entre as 9:30 e as 15:30.
- 16 de novembro – Piquenique de Charme na Quinta do Freixo (Benafim), das 9:30 às 15:30.
As inscrições para os dois primeiros eventos já se encontram abertas no site oficial do projeto www.comidaesquecida.pt. Todos os eventos têm vagas limitadas e requerem inscrição prévia. Informações adicionais podem ser consultadas também nas redes sociais dedicadas ao festival: Facebook e Instagram @comida_esquecida.
Património, cultura e economia
A iniciativa distingue-se por recuperar alimentos, práticas e saberes em risco de desaparecimento, unindo gastronomia, cultura e envolvimento comunitário em territórios de baixa densidade.

Para a Cooperativa QRER, “o turismo cultural e criativo, enraizado na identidade e tradições das comunidades, representa uma oportunidade concreta de defesa do seu património cultural e de desenvolvimento e estímulo à economia”.
O Festival da Comida Esquecida conta ainda com o apoio da Proactivetur, Rêverie, Herdade do Barranco do Vale e Quinta do Freixo, bem como com o financiamento do Turismo de Portugal, da Região de Turismo do Algarve, do Município de Loulé — através do projeto Convite ao Interior — e da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim.
Leia também: Após dois mandatos pelo PS, Luís Rodrigues recandidata-se à Junta de Vila Nova de Cacela pelo RIR

















