Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Viagem de avião. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas dão a resposta: é por estas razões que se embarca sempre pelo mesmo lado do avião

Já alguma vez pensou na razão pela qual os passageiros embarcam sempre pelo mesmo lado do avião? Não é por acaso. Saiba agora quais as razões

20:36 9 Junho, 2025 20:30 9 Junho, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Já reparou que, independentemente do país onde embarca ou da companhia aérea com que viaja, entra sempre no avião pelo mesmo lado? Esta rotina, aparentemente sem importância, esconde uma explicação que remonta a tradições antigas e a escolhas práticas que moldaram a aviação moderna.

O hábito de embarcar pelo lado esquerdo do avião tem raízes navais. Michael Oakley, editor da revista The Aviation Historian, explica que muitas práticas da aviação nasceram da navegação. Termos como leme, antepara, cockpit ou nós são herdados diretamente do mundo marítimo.

Da mesma forma, os aviões acabaram por adotar o conceito de bombordo. Tal como os navios se aproximam do cais com o lado esquerdo voltado para terra, as aeronaves passaram a receber os passageiros também pela esquerda, refere a AFAR.

Uma escolha que se tornou padrão

Segundo Oakley, esta opção não teve uma origem técnica absoluta, mas surgiu de forma prática e intuitiva. Era assim que se fazia nos navios, por isso fez sentido manter o mesmo lado nas aeronaves. Nos primórdios da aviação comercial, em que o embarque se fazia através de escadas colocadas no asfalto, tanto o lado direito como o esquerdo podiam ser utilizados. Ainda não havia uma regra universal.

Quando a United quis inverter tudo

Na década de 1930, a companhia norte-americana United Airlines adotou um modelo diferente. Os seus Boeing 247 tinham a porta para passageiros no lado direito. A ideia manteve-se mesmo quando passaram a operar aviões Douglas DC-3. A maioria das companhias, no entanto, optava já pela porta à esquerda. Com o tempo, e com o crescimento do tráfego aéreo, a padronização começou a impor-se como solução mais eficiente.

Organizar o caos

Bob van der Linden, curador do Museu Nacional do Ar e Espaço, nos Estados Unidos, citado pela mesma fonte, recorda que a crescente complexidade das operações em solo obrigou à criação de um sistema comum. O embarque pelo lado esquerdo facilitava a organização dos terminais e das equipas no terreno.

Com os aviões a seguir o mesmo procedimento, evitavam-se erros, atrasos e confusão nos portões de embarque. O lado direito ficava livre para tarefas técnicas, como abastecimento e carga.

O nascimento dos terminais modernos

Nos anos 1950, surgiram os terminais em estrela, modelo conhecido como pier finger. Aeroportos como os de Chicago, Amesterdão e Londres começaram a adotar este formato, com braços que se estendem a partir de uma zona central.

Este modelo tornava mais prático o acesso dos passageiros ao avião, e em breve surgiriam os famosos corredores telescópicos, os Jetways, que permitiam entrar diretamente no avião a partir do terminal.

Recomendamos: Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

Piloto à esquerda, portão à esquerda

Matthew Burchette, curador no Museu do Voo, em Washington, explica que o facto de o piloto se sentar à esquerda no cockpit foi outro argumento a favor desta escolha. Com o portão também à esquerda, o piloto tem melhor visibilidade ao estacionar. Isso reduziu manobras perigosas e ajudou os aeroportos a funcionarem com maior rapidez e segurança. Um pequeno detalhe que, segundo a mesma fonte, tem um grande impacto operacional.

Dividir para agilizar

Michael Oakley reforça que, ao manter os passageiros e os serviços técnicos em lados opostos do avião, tudo corre melhor. Do lado esquerdo do avião circulam as pessoas, do lado direito trabalham as equipas de apoio. As refeições são carregadas, as malas entram no porão e os reabastecimentos são feitos sem interferência com o embarque dos passageiros. Cada equipa tem o seu espaço de trabalho.

Esta separação de tarefas tornou-se uma norma de eficiência. Evita que os passageiros atravessem zonas com maquinaria pesada ou carrinhos de carga, e reduz riscos de acidente ou atrasos no processo de descolagem. Quanto mais rápido e seguro for o embarque, mais eficaz será o aproveitamento dos voos. É uma questão de lógica e logística.

Uma prática que ficou

Desde então, a maioria das aeronaves passou a ser construída com porta do lado esquerdo. As exceções tornaram-se raras, e os aeroportos passaram a adaptar-se a essa configuração. Os fabricantes alinharam-se com o padrão internacional, que hoje praticamente não é questionado. Embarcar pela esquerda tornou-se a norma universal, refere ainda a APAR.

Ainda que tecnicamente fosse possível inverter este hábito, fazê-lo exigiria reformular terminais, reorganizar fluxos de passageiros e alterar procedimentos que já funcionam há décadas. Seria uma alteração complexa, cara e pouco justificável. Por isso, ninguém questiona verdadeiramente esta escolha.

Uma curiosidade que passa despercebida

A maioria dos passageiros não dá por isso, mas o lado por onde entra no avião foi decidido há muito tempo e tem raízes profundas. O que parece apenas um detalhe logístico é, afinal, fruto de história, conveniência e planeamento rigoroso. Tal como tantas outras coisas na aviação, este pequeno gesto não acontece por acaso. Embarcar pela esquerda é tradição, mas também é eficiência. E por isso continuará a ser assim.

Leia também: Portugal e Espanha dizem ‘não’ mas já é oficial: conheça as novas regras da UE para quem anda de avião

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Peixe frito.
Algarve Gastronomia

Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios

18:40 31 Maio, 2026 15:31 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Peixe conhecido pelas picadas nas praias algarvias está a ganhar espaço na restauração, sobretudo em filetes fritos

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas

17:30 31 Maio, 2026 15:23 30 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para o início do mês de junho

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Praia da Oura, Albufeira. Crédito: Unsplash
Algarve Branded Content Pub Vida & Lazer

O guia essencial para preparar a sua casa de férias no Algarve para o pico do verão

15:40 31 Maio, 2026 15:40 31 Maio, 2026 | POSTAL

Antes do verão no Algarve, preparar corretamente o alojamento turístico pode fazer toda a diferença nas avaliações, na experiência dos hóspedes e na rentabilidade durante a época alta

Praia do Camilo.
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis ‘fogem’ do calor de Sevilha e vão para esta pequena praia no Algarve que pode não ter espaço para todos

15:20 31 Maio, 2026 15:38 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há cada vez mais espanhóis a atravessar a fronteira para conhecer uma praia no Algarve rodeada por falésias

Bill Gates. Crédito: Foto DR
Economia Mundo Tech

“Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa

22:45 31 Maio, 2026 22:33 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um erro de Bill Gates há alguns anos acabou por impedir que a sua empresa, a Microsoft, controlasse a Android, o que resultou num 'prejuízo' milionário

Unhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas

20:20 31 Maio, 2026 19:53 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Remover as cutículas das unhas pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam para os riscos desta prática

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais

Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos

20:00 31 Maio, 2026 19:38 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Fumar dentro de casa pode expor os animais a substâncias tóxicas associadas a doenças respiratórias e a um maior risco de cancro

Recusa de água da torneira. Crédito: Foto AI
Nacional

Estabelecimentos podem recusar servir água da torneira grátis? Saiba o que diz a lei portuguesa

19:40 31 Maio, 2026 17:20 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cafés, restaurantes, bares e hotéis têm regras próprias sobre a água da torneira grátis para clientes, segundo a legislação portuguesa

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Em junho “águas mil”? Novo mês vai trazer chuva e descida das temperaturas a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

18:00 30 Maio, 2026 13:46 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho pode trazer alterações no estado do tempo em Portugal, com chuva e descida de temperaturas a afetar estas regiões

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

Vem aí descida ‘acentuada’ do preço dos combustíveis: este é o valor que vão baixar

22:00 31 Maio, 2026 20:49 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

ACP informou que os combustíveis vão baixar de preço na casa dos dois digítos. Ainda assim, deve sempre confirmar antes de abastecer

Opinião

Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida

10:50 31 Maio, 2026 18:18 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia Internacional do Acolhimento Familiar – 31 de maio: "Acolher uma criança é um ato de responsabilidade e de humanidade"

Opinião Saúde

Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo

07:30 31 Maio, 2026 15:45 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Aproveite o bom tempo. Saia de casa. Caminhe, ande de bicicleta, vá à praia, brinque com os filhos no parque"

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Peixe frito.
Algarve, Gastronomia

Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios

18:40 31 Maio, 2026 15:31 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Peixe conhecido pelas picadas nas praias algarvias está a ganhar espaço na restauração, sobretudo em filetes fritos

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas

17:30 31 Maio, 2026 15:23 30 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para o início do mês de junho

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Praia da Oura, Albufeira. Crédito: Unsplash
Algarve, Branded Content, Pub, Vida & Lazer

O guia essencial para preparar a sua casa de férias no Algarve para o pico do verão

15:40 31 Maio, 2026 15:40 31 Maio, 2026 | POSTAL

Antes do verão no Algarve, preparar corretamente o alojamento turístico pode fazer toda a diferença nas avaliações, na experiência dos hóspedes e na rentabilidade durante a época alta

Praia do Camilo.
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis ‘fogem’ do calor de Sevilha e vão para esta pequena praia no Algarve que pode não ter espaço para todos

15:20 31 Maio, 2026 15:38 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há cada vez mais espanhóis a atravessar a fronteira para conhecer uma praia no Algarve rodeada por falésias

Bill Gates. Crédito: Foto DR
Economia, Mundo, Tech

“Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa

22:45 31 Maio, 2026 22:33 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um erro de Bill Gates há alguns anos acabou por impedir que a sua empresa, a Microsoft, controlasse a Android, o que resultou num 'prejuízo' milionário

Unhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas

20:20 31 Maio, 2026 19:53 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Remover as cutículas das unhas pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam para os riscos desta prática

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais

Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos

20:00 31 Maio, 2026 19:38 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Fumar dentro de casa pode expor os animais a substâncias tóxicas associadas a doenças respiratórias e a um maior risco de cancro

Recusa de água da torneira. Crédito: Foto AI
Nacional

Estabelecimentos podem recusar servir água da torneira grátis? Saiba o que diz a lei portuguesa

19:40 31 Maio, 2026 17:20 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cafés, restaurantes, bares e hotéis têm regras próprias sobre a água da torneira grátis para clientes, segundo a legislação portuguesa

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Em junho “águas mil”? Novo mês vai trazer chuva e descida das temperaturas a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

18:00 30 Maio, 2026 13:46 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho pode trazer alterações no estado do tempo em Portugal, com chuva e descida de temperaturas a afetar estas regiões

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve, Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

Vem aí descida ‘acentuada’ do preço dos combustíveis: este é o valor que vão baixar

22:00 31 Maio, 2026 20:49 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

ACP informou que os combustíveis vão baixar de preço na casa dos dois digítos. Ainda assim, deve sempre confirmar antes de abastecer

Opinião

Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida

10:50 31 Maio, 2026 18:18 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia Internacional do Acolhimento Familiar – 31 de maio: "Acolher uma criança é um ato de responsabilidade e de humanidade"

Opinião, Saúde

Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo

07:30 31 Maio, 2026 15:45 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Aproveite o bom tempo. Saia de casa. Caminhe, ande de bicicleta, vá à praia, brinque com os filhos no parque"

Últimas Notícias

  • “Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa
    “Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa
  • Vem aí descida ‘acentuada’ do preço dos combustíveis: este é o valor que vão baixar
    Vem aí descida ‘acentuada’ do preço dos combustíveis: este é o valor que vão baixar
  • Nesta região de Portugal os impostos e regras fiscais são diferentes do resto do país e é isto que muda para ‘melhor’
    Nesta região de Portugal os impostos e regras fiscais são diferentes do resto do país e é isto que muda para ‘melhor’
  • Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas
    Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas
  • Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos
    Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos
  • Estabelecimentos podem recusar servir água da torneira grátis? Saiba o que diz a lei portuguesa
    Estabelecimentos podem recusar servir água da torneira grátis? Saiba o que diz a lei portuguesa

Opinião

  • Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
    Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
  • Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
    Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
  • Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
    Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
    Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal