Como treinador de futebol, José Mourinho soma 26 títulos em 25 anos de carreira. Contudo, longe dos relvados e perto da cozinha, o atual técnico do Benfica admite não ter grandes dotes culinários. Durante uma conferência de imprensa em 2019, quando treinava o Tottenham, confessou que só domina um prato simples e que dificilmente poderia aspirar a ser chef.
De acordo com o Football London, site britânico especializado em futebol e clubes da Liga Inglesa, José Mourinho revelou que a sua única especialidade são ovos estrelados com salsichas.
A curiosidade surgiu em resposta a perguntas sobre a sua escolha de viver num hotel de luxo em Manchester, em vez de arrendar uma moradia, durante a passagem pelo Tottenham.
Entre o banco e o fogão
Questionado pelos jornalistas, o treinador explicou que viver sozinho numa casa seria sinónimo de infelicidade. “Teria de limpar, não quero. Teria de passar roupa, não sei. Teria de cozinhar.
Faria ovos estrelados e salsichas, é a única coisa que sei fazer”, disse Mourinho, então de regresso a Old Trafford, estádio do Manchester United, clube de onde tinha saído um ano antes.
O técnico acrescentou que preferiu instalar-se num apartamento dentro de um hotel de luxo, onde, segundo as suas palavras, tinha todas as comodidades necessárias.
“Estava a ver futebol e a trabalhar com um dos meus assistentes, e pedia-lhe para trazer comida para nós. Se estivesse sozinho numa casa, seria muito mais difícil. Estava bem, mais do que bem”, sublinhou.
A rotina em Istambul
Anos mais tarde, em Istambul, Mourinho repetiu a mesma opção de estilo de vida. Durante a passagem pelo Fenerbahçe, ficou hospedado durante meses no Four Seasons, um hotel de luxo onde uma noite pode ultrapassar os mil euros.
Segundo o The Daily Express, jornal britânico de caráter generalista, a adaptação à gastronomia local não foi fácil, e o treinador recorria frequentemente a encomendas de sopa de galinha, pizza margherita, gelados e água com gás.
Apesar da estabilidade fora do campo, dentro dele a história foi diferente. Ao longo de 15 meses, Mourinho não conseguiu conquistar qualquer título e deixou a Turquia em meio a polémicas e declarações contundentes. O Fenerbahçe acabou por se manter atrás do rival Galatasaray, que continua a dominar o campeonato turco.
Regresso a Portugal
Depois da experiência em Inglaterra e na Turquia, Mourinho regressou a Portugal e ao Benfica, 25 anos após a primeira passagem pelo clube.
Apesar da longa lista de conquistas como treinador, o ‘Special One’ continua a assumir sem reservas que, na cozinha, o currículo se resume a um prato tão simples quanto simbólico: ovos estrelados com salsichas.
Leia também: Alerta para quem tem conta neste banco português: falha de segurança expôs IBAN de clientes através do telemóvel
















