Mentir é uma característica humana que, ao longo da história, sempre suscitou o interesse de especialistas. Apesar de existirem ditados populares como “mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo”, identificar uma mentira não é tarefa fácil. Psicólogos e outros profissionais tentam há anos encontrar formas de perceber quando alguém está a mentir, recorrendo à análise de gestos, expressões faciais ou até mesmo às palavras utilizadas pelo indivíduo para alcançar os seus objetivos. Mas a Inteligência Artificial tem uma palavra a dizer sobre os mentirosos. Saiba mais neste artigo.
Embora seja verdade que a maneira como alguém se expressa e as palavras que escolhe podem revelar sinais de engano, detetar mentiras através destes padrões não é simples. A tarefa torna-se ainda mais complexa quando se tenta perceber se uma pessoa está a inventar uma história ou a alterá-la de forma subtil.
De acordo com alguns estudos e análises linguísticas, os mentirosos tendem a usar certas palavras ou frases que lhes ajudam a criar uma narrativa mais convincente ou a evitar serem desmascarados. No entanto, o problema para quem mente é que, quando estas expressões são usadas de forma repetitiva, tornam-se facilmente detectáveis.
Entre as palavras e expressões mais comuns usadas peloe mentirosos, destacam-se, segundo a Marketeer:
Palavras intensificadoras:
- Juro: frequentemente usada para reforçar uma mentira e dar-lhe mais credibilidade.
- Realmente: usada para enfatizar uma afirmação, mesmo quando não há necessidade de tal ênfase.
- Honestamente: ironicamente, esta palavra é muitas vezes utilizada para tentar convencer os outros da sinceridade do orador, quando, na realidade, pode ser um sinal de que a pessoa está a tentar mascarar uma mentira.
Palavras de evasão:
- Bem…: usada para ganhar tempo e formular uma resposta mais elaborada, muitas vezes falsa.
- A verdade é que…: esta expressão é frequentemente usada para introduzir uma versão nova, muitas vezes contraditória, dos acontecimentos.
- Na verdade…: pode ser um sinal de que o locutor está prestes a modificar ou contradizer uma afirmação anterior.
Palavras de negação absoluta:
- Nunca: usada para enfatizar que algo não aconteceu, mesmo quando as evidências podem sugerir o contrário.
- Sempre: utilizada para criar uma imagem de consistência e fiabilidade, mesmo quando a realidade é mais complexa.
Essas palavras e expressões, detetadas pela Inteligência Artificial, apesar de parecerem inocentes ou naturais à primeira vista, podem ser indícios de que algo não está bem. Reconhecer estes padrões pode ser útil para perceber quando uma pessoa está a tentar manipular a verdade.
Leia também: Peões devem parar antes de atravessar a passadeira? O que diz o Código da Estrada