A 8ª edição da “Operação Montanha Verde”, coordenada pelo Zoomarine, está de volta nos dias 25 e 27 de novembro sob o lema “Voltar a Plantar para Voltar a Proteger” e decorrerá em articulação com o Congresso Nacional de Ecologia.
Em 2023, o Zoomarine volta a oferecer milhares de árvores que, na sua grande maioria, serão plantadas na Universidade do Algarve, uma parceira técnica e científica de longa data entre ambas as entidades.
Iniciada em 2016, pelo Zoomarine, esta dinâmica de apoio ao equilíbrio ecológico do Algarve já ofereceu a várias entidades públicas da Região, incluindo Câmaras Municipais, Universidade do Algarve, Escolas e cooperativas de agricultores, mais de 126.400 árvores, de 99 espécies, das quais 79.000 já foram plantadas, em 25 áreas, com o auxílio de 8.230 voluntários.
A escolha das espécies e respetivas quantidades depende sempre de cada parceiro; paralelamente, o Zoomarine assegura a compra e entrega dos espécimes escolhidos, um seguro para os voluntários, os instrumentos necessários (luvas, pás, enxadas, baldes), alguma fruta e bebidas.
A Algar, como parceira estratégica desde o primeiro ano, voltará a produzir e oferecer o composto NutriVerde®, que ajudará na fase inicial de crescimento das plantas (é um composto orgânico que resulta do tratamento e compostagem dos resíduos verdes provenientes de atividades da região do Algarve (jardinagem e agricultura), estando certificado como fator de produção em agricultura biológica).
Os interessados em “deitar mãos à terra” e ajudar a plantar serão muito bem-vindos e devem inscrever-se em dois portais específicos: dia 25, sábado ou dia 27, segunda-feira.
As inscrições são gratuitas e destinam-se a grupos de estudantes (idealmente, com 10 ou mais anos de idade), docentes, famílias, grupos empresariais, Escoteiros e Escutas, e, claro, a quem acredita na proteção e reforço dos nossos ecossistemas.
A inscrição prévia permitirá gerir o número de instrumentos necessários e garantir os seguros e certificados (digitais) de presença de cada participante (para quem o desejar e solicitar).
Os terrenos no campus de Gambelas estarão preparados, pelo que a cada voluntário apenas se pedirá, além de roupa confortável e calçado adequado, algum tempo (30 a 120 minutos) e um muito ligeiro esforço físico. As plantações decorrerão entre as 09:00 e as 12:00, em ambos os dias.
Através deste esforço coletivo, a “Operação Montanha Verde” pretende “voltar a mostrar que há iniciativas de envolvimento cívico, em prol da proteção coletiva dos valores naturais da nossa Região, que continuam a fazer sentido e a ser urgentes, como é o caso do reforço do coberto vegetal e da mudança de comportamentos”.
O Zoomarine sublinha que “é importante reforçar a mensagem de esperança e de espírito cooperativo dos Portugueses, enquanto se volta a sublinhar as urgências inerentes às alterações climáticas”.
O parque aquático de Albufeira espera “poder contar, naturalmente, com o regresso dos generosos voluntários, cujo inestimável apoio ajuda a marcar a diferença, em prol de um futuro mais seguro, ambientalmente mais limpo, mais saudável, ainda mais justo… e muito mais verde”.
O Zoomarine recorda um velho aforismo: “Se o ar está mau, planta uma árvore. Se está a ficar quente, planta uma árvore. Se o solo está danificado, planta uma árvore. Se há demasiado vento, planta uma árvore. Para proteger a nossa água, planta uma árvore. Se há falta de comida, planta uma árvore”.
Leia também: Zoomarine Algarve entre os 7 vencedores das melhores atrações turísticas internacionais