Um jardim zoológico de São Francisco nos Estados Unidos começou a vacinar alguns dos seus animais contra a covid-19.
A vacinação faz parte de um esforço nacional para proteger diversas espécies de animais usando uma vacina experimental.
De acordo com a CBS, os tigres Ginger e Molly foram os primeiros animais do Zoo de Oakland a receber a vacina, esta semana. As doses foram desenvolvidas e doadas pela Zoetis, uma farmacêutica veterinária norte-americana.
O vice-presidente dos serviços veterinários do jardim zoológico afirmou que nenhum dos animais foram infetados pelo SARS-CoV-2, mas defendeu a necessidade de proatividade.
Os primeiros animais a serem vacinados foram os tigres, pumas, ursos e furões. Depois, serão os macacos e os porcos.
A Zoetis vai doar mais de 11 mil doses a cerca de 70 jardins zoológicos, santuários, instituições académicas e organizações estatais, nos Estados Unidos da América.
Vacina COVID-19 projetada para animais
Segundo o Oakland Zoo, “a equipe de pesquisa e desenvolvimento da Zoetis, sediada em Kalamazoo, Michigan, aplicou décadas de experiência no desenvolvimento de outras vacinas de coronavírus para gatos, cães, aves e gado. A vacina COVID-19 da Zoetis é formulada exclusivamente para espécies animais. Embora o vírus – ou antígeno – seja o mesmo que nas vacinas humanas, as vacinas para animais variam de acordo com o portador – ou adjuvante – que é usado. A combinação única de antígeno e transportador garante segurança e eficácia para as espécies nas quais a vacina é usada. Para apoiar ainda mais os veterinários, a Zoetis também desenvolveu e validou testes diagnósticos de reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real para gatos e cães específicos para detectar SARS-CoV-2 (o vírus que causa COVID-19)”.
“Quando o primeiro cão foi infectado com COVID-19 em Hong Kong no ano passado, começamos imediatamente a trabalhar em uma vacina que pudesse ser usada em animais domésticos e, em oito meses, concluímos nossos estudos iniciais de segurança, que apresentamos no World Um Congresso de Saúde no ano passado. Embora felizmente uma vacina COVID-19 não seja necessária em animais de estimação ou gado neste momento, estamos orgulhosos de que nosso trabalho pode ajudar os animais de zoológico em risco de COVID-19 ”, disse Mahesh Kumar, vice-presidente sénior de Biologia Global da Zoetis. “Mais do que nunca, a pandemia COVID-19 destacou a importante conexão entre a saúde animal e a saúde humana, e continuamos monitorando doenças infecciosas emergentes que podem afetar tanto animais quanto pessoas”.
SOBRE OAKLAND ZOO E A SOCIEDADE DE CONSERVAÇÃO DA CALIFÓRNIA
O Oakland Zoo, lar de mais de 850 animais nativos e exóticos, é administrado pela Conservation Society of California (CSC); uma organização sem fins lucrativos que lidera uma comunidade informada e inspirada para agir em prol da vida selvagem local e globalmente. Com mais de 25 parceiros e projetos de conservação em todo o mundo, o CSC está comprometido com a educação com base na conservação e com o salvamento de espécies e seus habitats na natureza. O Oakland Zoo dedica-se ao tratamento humano dos animais e é credenciado pela Associação de Zoológicos e Aquários (AZA), a organização nacional que define os mais altos padrões de bem-estar animal para zoológicos e aquários.
Notícia exclusiva do nosso parceiro SIC Notícias