A idade legal da reforma em Portugal está atualmente fixada nos 66 anos e 4 meses, uma redução temporária devido à elevada mortalidade causada pela Covid-19. No entanto, prevê-se que esta idade venha a aumentar nos próximos anos, segundo a Deco Proteste.
Para determinar o valor da sua pensão de reforma, pode utilizar o simulador de pensões disponível no site da Segurança Social Direta, através do serviço “Pensão na Hora”, criado pelo Instituto da Segurança Social (ISS).
Este recurso permite calcular a pensão com base nas suas contribuições ao longo da carreira.
Todos os trabalhadores, incluindo aqueles por conta de outrem, trabalhadores independentes e indivíduos que tenham assumido cargos estatutários numa empresa (como administradores, diretores ou gerentes) e cumprido o período de garantia de 15 anos de descontos para a Segurança Social, têm direito à reforma.
Leia também: Conheça o serviço que promete facilitar a vida a quem vai pedir a reforma [vídeo]
No entanto, se não estiver abrangido por qualquer regime de proteção social obrigatório, não estiver abrangido pelos regimes transitórios dos trabalhadores rurais ou não tiver efetuado os descontos necessários, poderá ter direito à chamada pensão social de velhice.
Os valores desta pensão social de velhice variam anualmente. Em 2023, oscilam entre 291,48 e 421,75 euros, dependendo da carreira contributiva, esclarece novamente a Deco Proteste.
Esta pensão também é concedida a pensionistas de velhice ou de sobrevivência que recebam um valor inferior.
Deve estar a par das regras de reforma em Portugal e planear financeiramente o seu futuro, tendo em consideração a idade de reforma atual e o valor da pensão que poderá receber com base nas suas contribuições para a Segurança Social.
Leia também: Reforma-se aos 44 anos: “Poupei para ter tempo para mim e não para o dividir com uma empresa”