Com a época balnear à porta e o tempo a convidar a uma ida a banhos, o POSTAL dá início a uma parceria com Filipe Lara Ramos, nadador-salvador coordenador, com o objectivo de sensibilizar a população e fomentar a segurança nas praias durante o período de Verão, em particular no Algarve.
Sob o nome ‘Verão com Melão’, as crónicas estender-se-ão de Maio a Outubro, semanalmente, abordando várias temáticas relacionadas com o tema central da segurança balnear.
Filipe Lara Ramos, responsável pela rubrica, pode ser contactado para quaisquer esclarecimentos através do e-mail: [email protected].
Preparação da época balnear 2017
Quando penso em “Verão com Melão” vem-me a memória de momentos refrescantes e felizes de Verões passados entre boa disposição, episódios engraçados, aventuras, paixões, namoricos e muitos amigos. Para que esses momentos possam também ser “curtidos” por outras pessoas, nesta e em futuras épocas balneares, aconselham-se algumas dicas sobre comportamentos de segurança em espaços aquáticos, quer sejam praias ou piscinas.
Durante alguns anos, fui responsável por dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido por uma associação de nadadores-salvadores e convidado a reorganizar um projeto onde, como equipa, tivemos a necessidade de criar uma estrutura sólida e de confiança que nos permitisse ter nadadores-salvadores qualificados durante a época balnear de Junho a Setembro. Foram tempos difíceis, uma vez que os recursos humanos eram escassos e tínhamos dificuldade em recrutar mão-de-obra qualificada e especializada. Foi um desafio enorme que permitiu conhecer outra perspectiva do salvamento aquático, que muitos desconhecem, em especial no Algarve.
Actualmente, colaboro com a Autoridade Marítima Nacional (ISN e capitanias), com a Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS), com algumas Associações de Nadadores-Salvadores de norte a sul do país, concessionários e outras entidades envolvidas na gestão da época balnear.
Cada vez mais, os espaços aquáticos, sejam estes praias ou piscinas, fazem parte do quotidiano dos portugueses. Assim, deve garantir-se a segurança nos mesmos, para que sejam desfrutados sem lesões e afogamentos.
O nascer de uma consciência…
Com o “Verão com Melão”, pretende-se escrever crónicas, todas as sextas-feiras durante a época balnear, com o objetivo de criar alguma responsabilidade e consciência na prática de espaços aquáticos.
Ao longo das crónicas, pretende-se mostrar a evolução do salvamento aquático em Portugal, educar e dar alguns conselhos de segurança, contar episódios marcantes de ocorrências passadas ou actuais, prestigiar a profissão de nadador-salvador, dar a conhecer algumas praias e implementar uma consciência de salvamento aquático à população.
Um dos objectivos das crónicas é fornecer aos leitores ferramentas para que estes saibam estar em espaços aquáticos em segurança e evitem as ocorrências, uma vez que grande parte destas ocorre quando não são comportamentos de segurança adequados no que respeita ao salvamento aquático.
Segundo o Observatório do Afogamento, “Portugal já registou 25 mortes no primeiro trimestre deste ano, sendo 80% homens e 72% maiores de idade”. A mesma plataforma refere também que “44% destas mortes ocorreram no mar, 28% em rio, 12% em poços, 8% em tanques e rega e 4% em piscina doméstica”.
O Observatório do Afogamento foi um sistema criado pela Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores em 2017, “para contabilizar as mortes por afogamento em Portugal” e, assim, contribuir para a criação de estratégias de prevenção. Esta pode ser consultada, através do Facebook, em https://pt-br.facebook.com/observatoriodoafogamento/.
Um bom fim-de-semana e até sexta!
O que mais aconselho é um “Verão com Melão” com muita diversão!
(NOTA: Os conselhos e indicações expressos neste artigo não dispensam o cumprimento pelos leitores das regras gerais de segurança nas praias e as indicações das autoridades competentes em cada zona balnear)