A União de Freguesias de Lagos (S. Sebastião e Santa Maria) tem novo nome. Passa agora a ser designada por São Gonçalo de Lagos, de acordo com a Lei nº 108/2015, de 26 de Agosto.
O processo de reorganização administrativa teve como consequência a agregação, numa única unidade administrativa, das Freguesias de Lagos (São Sebastião) e Lagos (Santa Maria), criando-se, em conformidade, a Freguesia da União das Freguesias de Lagos (São Sebastião e Santa Maria).
De salientar que a designação oficial da freguesia criada foi imposta pelo Governo, decidiram os órgãos autárquicos (Junta e Assembleia de Freguesia) desencadear um processo transparente e democrático conducente à alteração da designação, considerando que “a existência de um único nome seria um factor de unidade, atenuando quaisquer diferenciações que pudessem ser promotoras de divisão ou factor de diminuição da coesão social e territorial”. Neste sentido, foi incumbida uma comissão composta por representantes dos diferentes quadrantes políticos de proceder à auscultação da população, levando a efeito sessões públicas de esclarecimento e debate em vários locais da freguesia, bem como uma consulta directa por carta, sobre duas propostas de designação, “São Gonçalo de Lagos” ou “Lagos”.
O processo permitiu concluir pela inclinação maioritária da população por “São Gonçalo de Lagos”, o que foi prontamente acolhido pela Junta de Freguesia, ainda que a decisão final ficasse sempre a cargo da Assembleia da República.
Com a publicação da Lei, a antiga União das Freguesias de Lagos passa agora a designar-se Freguesia São Gonçalo de Lagos, nome do padroeiro do Município.