Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
  • ANUNCIAR
Menu
Foto Vitorino Coragem | DR
Ouvir
Algarve, Cultura

Morreu o algarvio Nuno Guerreiro, cantor da Ala dos Namorados

Nascido em Loulé, cidade onde atualmente vivia, Nuno Guerreiro popularizou-se na década de 1990 enquanto vocalista da Ala dos Namorados

18:20 17 Abril, 2025 18:34 17 Abril, 2025 | POSTAL
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O cantor Nuno Guerreiro, vocalista da Ala dos Namorados, morreu esta quinta-feira aos 52 anos, em Lisboa, disse à Lusa fonte oficial da Câmara Municipal de Loulé.

Nuno Guerreiro, que colaborava com o Cineteatro Louletano na área de produção, morreu num hospital em Lisboa, onde tinha dado entrada na quarta-feira, segundo a mesma fonte.

Nascido em Loulé, em 1972, cidade onde atualmente vivia, Nuno Guerreiro popularizou-se na década de 1990 enquanto vocalista da Ala dos Namorados, grupo responsável por temas como “Solta-se o beijo”, “Fim do mundo” ou “Loucos de Lisboa”.

De acordo com informação disponível no site da HM Música, agência que o representava, Nuno Guerreiro mudou-se para Lisboa na adolescência, para estudar dança no Conservatório.

Participou em espetáculos dos Diva e de Carlos Paredes e colaborou no primeiro álbum de Rodrigo Leão, “Ave Mundi Luminar”.

Em 1992 juntou-se à Ala dos Namorados, banda criada por João Gil e Manuel Paulo, e da qual fez também parte José Moz Carrapa.

Ao longo dos 30 anos de carreira, a banda editou oito álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo e uma compilação “de grandes êxitos”.

Em 1994, a banda editou o álbum de estreia, homónimo. José Moz Carrapa deixou a Ala dos Namorados após a edição do terceiro álbum, “Alma” (1996), e João Gil acabou por a abandonar em 2006, para formar projetos como a Filarmónica do Gil e O Baile.

A Ala dos Namorados continuou, tendo editado outros álbuns entretanto.

Em 2023 a banda regressou aos palcos com o músico João Gil e o cantor Nuno Guerreiro “ao leme” do projeto, tendo sido na mesma ocasião anunciado um regresso aos discos.

Com os músicos Olavo Bilac e Tozé Santos criou o projeto “Zeca Sempre”, do qual foi editado um álbum, “O que faz falta – Zeca Afonso”, que tem como subtítulo: “As mensagens intemporais de José Afonso, numa nova sonoridade”, editado em 2011.

“Vira de Coimbra”, “No Lado do Breu”, “Redondo Vocábulo”, “Menino do Bairro Negro” e “Saudades de Coimbra” são alguns dos temas que integram o álbum.

A solo editou quatro álbuns: “Carta de amor”, em 1999, “Tento saber”, em 2002, “Gangster mascarado”, em 2011, e “Na hora certa”, em 2022.

Depois de ter vivido em Lisboa e em Setúbal, o músico regressou a Loulé, onde atualmente trabalhava em direção de cena e produção no Cine-Teatro Louletano.

O projeto mais recente onde estava envolvido intitulava-se Nuno Guerreiro & Mau Feitio, composto por músicos do Algarve, tendo já somado alguns concertos, nomeadamente no festival Caixa Alfama, em Lisboa, em setembro de 2024.

“Percebi que havia um talento incrível no Algarve, mas que nem sempre têm a visibilidade que merecem. Então, comecei a investigar, a conhecer músicos, a perceber o que estava a acontecer na cena musical da região. E descobri artistas absolutamente incríveis”, afirmou Nuno Guerreiro em março passado, em entrevista a A Voz do Algarve.

Um dos últimos concertos do músico aconteceu em março com Mau Feitio e a Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa Artistas de Minerva, precisamente no cineteatro de Loulé e que, segundo a sala de espetáculos, foram filmados para a posterior edição em DVD.

Na mesma entrevista à publicação A Voz do Algarve, Nuno Guerreiro revelava que ira lançar uma versão da música “Os Verdes Anos”, em homenagem ao guitarrista Carlos Paredes.

“Este é um tema que tem um significado muito especial para mim. Em 1992, fui convidado para cantar nos concertos do Carlos Paredes no Teatro São Luiz. Foi um dos momentos mais marcantes da minha carreira. Sem querer, foi também o que me levou à Ala dos Namorados, porque o Manuel Paulo estava lá e ouviu-me cantar”, recordou.

Leia também: “Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida

×
Publicidade
Cultura, Lifestyle, Nacional

Neste vale isolado entre montanhas em Portugal há uma festa anual e ali as freiras escondiam-se dos ‘piratas’

08:30 15 Maio, 2025 16:21 14 Maio, 2025 | POSTAL

O vale isolado encontra-se numa ilha portuguesa e já foi o esconderijo de freiras que se queriam proteger dos ataques de 'piratas'

Algarve, Lifestyle

Esta praia no Algarve já não é ‘segredo’ e ‘conquistou’ a Europa pela forma como lá se chega (não é de barco)

12:00 15 Maio, 2025 11:40 15 Maio, 2025 | POSTAL

Praia do Algarve foi recentemente distinguida pelo TripAdvisor com um lugar na lista das melhores praias da Europa

Auto, Nacional

Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e não é a inspeção nem a carta)

19:05 15 Maio, 2025 19:29 15 Maio, 2025 | POSTAL

Não é a inspeção nem a carta: descubra o que não se pode mesmo esquecer de ter no carro e que pode custar até 2.500€

Auto

Adeus oficina: aprenda o truque que os mecânicos não contam para ter faróis como novos

12:10 15 Maio, 2025 11:47 15 Maio, 2025 | POSTAL

Os faróis do carro estão baços? Descubra o método que pode fazer em casa e que muitos mecânicos preferem não revelar

Auto, Mundo

Trump quer acabar com funcionalidade que se tornou obrigatória nos carros novos que “todos detestam”

11:32 15 Maio, 2025 11:32 15 Maio, 2025 | POSTAL

Esta funcionalidade foi criada para ajudar o ambiente, mas, de acordo com Donald Trump, todos os condutores detestam: saiba do que se trata

Auto

“Um risco desnecessário”: matemático revela o porquê de conduzir a 140 km/h não ‘valer’ a pena (e a multa não é a razão)

16:30 15 Maio, 2025 16:06 15 Maio, 2025 | POSTAL

No vídeo que se tornou viral, um professor de matemática, revela uma razão inesperada para evitar conduzir além do limite nas autoestradas. Saiba mais

Europa, Lifestyle

Conheça a “Aldeia Azul” dos Smurfs que está escondida entre montanhas e fica mesmo ‘aqui ao lado’

20:30 15 Maio, 2025 15:30 15 Maio, 2025 | POSTAL

Numa aldeia que parece saída de um 'conto de fadas', todas as casas foram pintadas de azul, transformando a sua identidade e atraindo visitantes de todo o mundo

Algarve, Cultura

Lançamento de “Vida na Praia” marca programação da Primavera Literária em Faro

18:30 15 Maio, 2025 18:32 15 Maio, 2025 | POSTAL

ALFA lança “Vida na Praia” na Feira do Livro de Faro, obra que cruza imagens e histórias da comunidade da ilha de Faro

Algarve

APA avança com intervenção urgente na Praia da Fuzeta-Mar antes da época balnear

14:53 15 Maio, 2025 14:54 15 Maio, 2025 | POSTAL

Erosão impede uso da Fuzeta-Mar em segurança; APA avança com operação urgente para viabilizar época balnear de 2025

Europa, Tech

Nem na mão, nem no porão: União Europeia proíbe este objeto usado por ‘todos’ de viajar nesta bagagem do avião

19:00 14 Maio, 2025 09:49 15 Maio, 2025 | POSTAL

Por razões de segurança, a Agência Aérea da UE (EASA) proibiu este objeto muito usado de viajar na bagagem despachada para o porão. Saiba mais

Lifestyle

Adeus moscas: esta folha que está na cozinha é a solução para manter a sua casa livre de insetos

19:50 14 Maio, 2025 11:55 14 Maio, 2025 | POSTAL

Saiba agora mais sobre este repelente natural, que afasta as moscas, perfuma a casa e contribui para um ambiente saudável sem recorrer a produtos químicos: descubra a solução prática e ecológica

Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

18:50 13 Maio, 2025 18:14 13 Maio, 2025 | POSTAL

Um simples pano pode significar mais do que aparenta na estrada. Descubra o que significa este gesto que poucos conhecem, mas que pode fazer a diferença

Europa

Só o passaporte pode não chegar: estas são as novas regras que deve conhecer antes de entrar em Espanha

15:30 13 Maio, 2025 07:59 14 Maio, 2025 | POSTAL

Protestos e manifestações anti-turismo marcaram o ano, motivando o governo a alterar as regras de entrada de turistas em Espanha

Algarve, Lifestyle

Adeus escorregas: primeiro parque aquático no Algarve está fechado há 30 anos e vai ser ‘transformado’

18:00 13 Maio, 2025 16:52 13 Maio, 2025 | POSTAL

Descubra o que vai ser construído no espaço onde se encontra um parque aquático abandonado no Algarve há mais de 30 anos

Lifestyle

Adeus azeite? Conheça o método alternativo e económico para fritar ovos sem qualquer tipo de gorduras

14:10 14 Maio, 2025 13:49 14 Maio, 2025 | POSTAL

Uma influenciadora gastronómica surpreendeu ao mostrar como fritar ovos sem usar óleo. Um truque simples, económico e saudável

Lifestyle, Nacional

Esta cascata de águas cristalinas é um dos segredos mais bem guardados de Portugal

09:20 15 Maio, 2025 08:44 15 Maio, 2025 | POSTAL

Com queda de água contínua e zona envolvente bem preservada, a cascata insere-se num percurso com pouca afluência

Cultura, Lifestyle, Nacional

Neste vale isolado entre montanhas em Portugal há uma festa anual e ali as freiras escondiam-se dos ‘piratas’

08:30 15 Maio, 2025 16:21 14 Maio, 2025 | POSTAL

O vale isolado encontra-se numa ilha portuguesa e já foi o esconderijo de freiras que se queriam proteger dos ataques de 'piratas'

Algarve, Lifestyle

Esta praia no Algarve já não é ‘segredo’ e ‘conquistou’ a Europa pela forma como lá se chega (não é de barco)

12:00 15 Maio, 2025 11:40 15 Maio, 2025 | POSTAL

Praia do Algarve foi recentemente distinguida pelo TripAdvisor com um lugar na lista das melhores praias da Europa

Auto, Nacional

Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e não é a inspeção nem a carta)

19:05 15 Maio, 2025 19:29 15 Maio, 2025 | POSTAL

Não é a inspeção nem a carta: descubra o que não se pode mesmo esquecer de ter no carro e que pode custar até 2.500€

Auto

Adeus oficina: aprenda o truque que os mecânicos não contam para ter faróis como novos

12:10 15 Maio, 2025 11:47 15 Maio, 2025 | POSTAL

Os faróis do carro estão baços? Descubra o método que pode fazer em casa e que muitos mecânicos preferem não revelar

Auto, Mundo

Trump quer acabar com funcionalidade que se tornou obrigatória nos carros novos que “todos detestam”

11:32 15 Maio, 2025 11:32 15 Maio, 2025 | POSTAL

Esta funcionalidade foi criada para ajudar o ambiente, mas, de acordo com Donald Trump, todos os condutores detestam: saiba do que se trata

Auto

“Um risco desnecessário”: matemático revela o porquê de conduzir a 140 km/h não ‘valer’ a pena (e a multa não é a razão)

16:30 15 Maio, 2025 16:06 15 Maio, 2025 | POSTAL

No vídeo que se tornou viral, um professor de matemática, revela uma razão inesperada para evitar conduzir além do limite nas autoestradas. Saiba mais

Europa, Lifestyle

Conheça a “Aldeia Azul” dos Smurfs que está escondida entre montanhas e fica mesmo ‘aqui ao lado’

20:30 15 Maio, 2025 15:30 15 Maio, 2025 | POSTAL

Numa aldeia que parece saída de um 'conto de fadas', todas as casas foram pintadas de azul, transformando a sua identidade e atraindo visitantes de todo o mundo

Algarve, Cultura

Lançamento de “Vida na Praia” marca programação da Primavera Literária em Faro

18:30 15 Maio, 2025 18:32 15 Maio, 2025 | POSTAL

ALFA lança “Vida na Praia” na Feira do Livro de Faro, obra que cruza imagens e histórias da comunidade da ilha de Faro

Algarve

APA avança com intervenção urgente na Praia da Fuzeta-Mar antes da época balnear

14:53 15 Maio, 2025 14:54 15 Maio, 2025 | POSTAL

Erosão impede uso da Fuzeta-Mar em segurança; APA avança com operação urgente para viabilizar época balnear de 2025

Europa, Tech

Nem na mão, nem no porão: União Europeia proíbe este objeto usado por ‘todos’ de viajar nesta bagagem do avião

19:00 14 Maio, 2025 09:49 15 Maio, 2025 | POSTAL

Por razões de segurança, a Agência Aérea da UE (EASA) proibiu este objeto muito usado de viajar na bagagem despachada para o porão. Saiba mais

Lifestyle

Adeus moscas: esta folha que está na cozinha é a solução para manter a sua casa livre de insetos

19:50 14 Maio, 2025 11:55 14 Maio, 2025 | POSTAL

Saiba agora mais sobre este repelente natural, que afasta as moscas, perfuma a casa e contribui para um ambiente saudável sem recorrer a produtos químicos: descubra a solução prática e ecológica

Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

18:50 13 Maio, 2025 18:14 13 Maio, 2025 | POSTAL

Um simples pano pode significar mais do que aparenta na estrada. Descubra o que significa este gesto que poucos conhecem, mas que pode fazer a diferença

Europa

Só o passaporte pode não chegar: estas são as novas regras que deve conhecer antes de entrar em Espanha

15:30 13 Maio, 2025 07:59 14 Maio, 2025 | POSTAL

Protestos e manifestações anti-turismo marcaram o ano, motivando o governo a alterar as regras de entrada de turistas em Espanha

Algarve, Lifestyle

Adeus escorregas: primeiro parque aquático no Algarve está fechado há 30 anos e vai ser ‘transformado’

18:00 13 Maio, 2025 16:52 13 Maio, 2025 | POSTAL

Descubra o que vai ser construído no espaço onde se encontra um parque aquático abandonado no Algarve há mais de 30 anos

Lifestyle

Adeus azeite? Conheça o método alternativo e económico para fritar ovos sem qualquer tipo de gorduras

14:10 14 Maio, 2025 13:49 14 Maio, 2025 | POSTAL

Uma influenciadora gastronómica surpreendeu ao mostrar como fritar ovos sem usar óleo. Um truque simples, económico e saudável

Lifestyle, Nacional

Esta cascata de águas cristalinas é um dos segredos mais bem guardados de Portugal

09:20 15 Maio, 2025 08:44 15 Maio, 2025 | POSTAL

Com queda de água contínua e zona envolvente bem preservada, a cascata insere-se num percurso com pouca afluência

Últimas

  • O ‘segredo líquido’ do Vaticano: conheça a bebida que só o Papa e os ‘mais sortudos’ podem provar
    O ‘segredo líquido’ do Vaticano: conheça a bebida que só o Papa e os ‘mais sortudos’ podem provar
  • Conheça a “Aldeia Azul” dos Smurfs que está escondida entre montanhas e fica mesmo ‘aqui ao lado’
    Conheça a “Aldeia Azul” dos Smurfs que está escondida entre montanhas e fica mesmo ‘aqui ao lado’
  • Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e não é a inspeção nem a carta)
    Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e não é a inspeção nem a carta)
  • Levanta dinheiro no multibanco? Conheça o método ‘espanhol’ e descubra o botão ‘imprescindível’ para evitar fraudes
    Levanta dinheiro no multibanco? Conheça o método ‘espanhol’ e descubra o botão ‘imprescindível’ para evitar fraudes
  • Nem fresco nem feta: este queijo vendido nos supermercados melhora a função cerebral e fortalece os ossos
    Nem fresco nem feta: este queijo vendido nos supermercados melhora a função cerebral e fortalece os ossos
  • Lançamento de “Vida na Praia” marca programação da Primavera Literária em Faro
    Lançamento de “Vida na Praia” marca programação da Primavera Literária em Faro
  • Portugal mantém prova icónica no Mundial de Ralis por mais duas épocas
    Portugal mantém prova icónica no Mundial de Ralis por mais duas épocas

Opinião

  • Saúde: equipamentos públicos ou privados. Quem paga, o que paga e a quem paga?
    Saúde: equipamentos públicos ou privados. Quem paga, o que paga e a quem paga?
  • 40 visões da Europa: Agir e reinventar o projeto europeu | Por Maria Dias Sá
    40 visões da Europa: Agir e reinventar o projeto europeu | Por Maria Dias Sá
  • Bilhete Postal: Os distritos beneficiam do ‘seu governante’? | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os distritos beneficiam do ‘seu governante’? | Por Eduardo Costa
  • Morreu “Pepe Mujica” – Honra à sua memória! | Por Luís Ganhão
    Morreu “Pepe Mujica” – Honra à sua memória! | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • LIXARTE convida a fotografar para proteger os oceanos. Inscrições decorrem até 20 de maio
    LIXARTE convida a fotografar para proteger os oceanos. Inscrições decorrem até 20 de maio
  • 40 visões da Europa: Agir e reinventar o projeto europeu | Por Maria Dias Sá
    40 visões da Europa: Agir e reinventar o projeto europeu | Por Maria Dias Sá
  • 40 anos de Portugal na União Europeia celebrados com programa especial em Castro Marim
    40 anos de Portugal na União Europeia celebrados com programa especial em Castro Marim
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal