A atleta Inês Murta, do Tavira Racket Club, sagrou-se no passado sábado vice-campeã nacional no escalão de seniores que decorreu no Clube de Ténis do Estoril.
Apesar de não ter conseguido sobreviver a uma longa e equilibrada batalha, a jovem atleta conseguiu nesta sua primeira participação na prova rainha do ténis português e pela primeira vez chegar à final do quadro principal de singulares femininos do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto 2014.
A campeã Bárbara Luz, primeira cabeça de série do torneio e segunda melhor tenista portuguesa da actualidade no ranking individual feminino, encontrou em Inês Murta uma adversária muito difícil de ultrapassar e precisou de lutar por cerca de duas horas e meia até conseguir consumar a reviravolta e vencer o encontro, pelos parciais de 4-6 7-5 6-1.
Na reedição da final do Corroios Open 2014, na qual há algumas semanas Murta levou a melhor em três sets, foi Bárbara a primeira a procurar a vantagem e chegou mesmo a uma liderança de 3-1, mas a sua adversária viria a conseguir recuperar e, aos poucos, começar a construir uma liderança. Perante algumas cenas de espectadores, Inês (de apenas 17 anos e campeã em título de juniores) manteve-se por cima do marcador e do embate nos minutos seguintes, até que Bárbara elevou o seu nível de jogo e pôs em prática toda a sua experiência.