O Teatro Experimental de Lagos propõe quatro workshops em diferentes matérias artísticas para o próximo mês de novembro, sempre ao fim de semana. Haverá acrobacia, dança, origami com narração e técnica de Clown. Um mês para novas aprendizagens.
No dia sete de novembro, “Acrobacia em Família”, contará com Leo Lobo (Circo Vagamundo) e acompanha contos e música. A oficina inclui exercícios de equilíbrio, saltos e cambalhotas, através de técnicas de acrobacia em pares e equilíbrio. As atividades focam-se tanto no desenvolvimento das capacidades motoras das crianças como das suas capacidades em relacionar-se com as outras pessoas. Usando a experiência simples do movimento e da perceção do corpo e do espaço, procura-se promover a construção da confiança em si mesmo, nos outros e na expressão criativa.
Esta oficina permite que os pais se relacionem com as crianças, brincando com elas, através de desafios de exercícios físicos de acrobacia, de confiança na troca de papéis passivo e ativo. Uma forma dos pais se surpreenderem a si próprios e serem surpreendidos pelos seus filhos.
Nos dias 14 e 15 de novembro, haverá “Dança Criativa”, com Albina Petrolati. A dança como linguagem, como expressão. Esta atividade vai pôr em análise, discussão e partilha, ideias de improvisação, estímulos à criatividade, espírito de cooperação, coordenação e memória. O corpo será utilizado como instrumento numa relação com o espaço onde tudo acontece, o tempo, a música e a sua dinâmica, objetos que nos ajudam a encontrar a brincadeira da dança em relação com o todo.
A 21 de novembro, poderá “Contar com Papel- Origami e Narração”. O papel é uma invenção extraordinária, principalmente pelas suas múltiplas utilidades, algumas delas verdadeiras obras de arte como é o caso da técnica de Origami. Nesta oficina pretende-se explorar a narração de contos acompanhados por dobragens de papel que magicamente se transformam e acompanham o que vai sendo narrado.
A fechar o leque de atividades, dia 28 de novembro terá “Ser Livre como um Palhaço”. Com: Clown ENANO (José Torres), poderá promover a auto-estima, otimismo e a aceitação através do jogo, diversão e bom ambiente. Esta formação não é feita para sofrer. É uma celebração pura da nossa existência. Procura ressaltar o universo imaginário e livre de cada ser, transformando-o no palhaço que há em nós e respeitando as diferenças de cada participante. Vamos abordar e partilhar o ser único e diferente em cada um de nós; o palhaço pode fazer-nos rir mas também pode nos emocionar. Procuraremos a capacidade em cada um de viajar através da sinceridade para emocionar e provocar o riso primário. Uma oportunidade para explorar o caminho de tirar as nossas máscaras que nos separam da verdade. Para qualquer pessoa que deseje maior claridade e revalorização na sua vida.