Desde que foi constituída, em 2021, que a Comissão de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) se reúne mensalmente e esta quinta-feira foi a vez de Tavira receber o grupo de trabalho.
Esta é uma prática que a Comissão pretende implementar, a descentralização de algumas destas reuniões pelos municípios que integram o PNRF (Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António).
A reunião deste mês decorreu com o apoio e parceria do Município de Tavira, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
O encontro de trabalho foi precedido de uma visita à Camera Obscura – Tavira Eye, onde se encontra patente a exposição fotográfica “Ria Formosa – Uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal”, composta por fotografias de quatro apaixonados pela Ria Formosa: Ana Gouveia, José Manuel Palma Gonçalves, Juana Martín e Mário Rui Gouveia. A exposição pode ser visitada até ao dia 24 de novembro.
A Comissão de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) pretende imprimir uma dinâmica de gestão de proximidade, em que diferentes entidades colocam ao serviço da área protegida o que de melhor têm para oferecer no quadro das suas competências e atribuições, pondo em prática uma gestão participativa, colaborativa e articulada, nos domínios da promoção, sensibilização e comunicação.
A Comissão é presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Faro (representante dos municípios) e integra representantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF); da Universidade do Algarve; da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA); do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA); da Região de Turismo do Algarve (RTA) e da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.
Funciona com a colaboração de uma Estrutura de Apoio que garante o apoio técnico e que inclui representantes destas entidades e da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).
Leia ainda: AMAL quer que estágio do Mundial de 2030 se realize no Algarve