Começou em 1971 com uma única loja no histórico mercado Pike Place de Seattle, nos EUA, que dispunha de alguns cafés em grão acabados de torrar. Howard Schultz, actual presidente e CEO da Starbucks, foi atraído pelo aroma quente do café desde a primeira chávena que experimentou, ingressando na empresa um ano depois de ter entrado pela primeira vez naquela loja, em 1981.
Hoje existem mais de 15 mil lojas, divididas por 50 países, em todos os continentes, que fazem da Starbucks a principal empresa de torrefacção e venda de cafés únicos a nível mundial.
Alfragide recebe a primeira loja Starbucks em Portugal
Em Portugal, a primeira loja Starbucks abriu em Setembro de 2008 no centro comercial Alegro, em Alfragide, e rapidamente se revelou um sucesso. Entre a grande variedade de grãos de café que se transformam em extraordinárias bebidas, nas quais é possível misturar sabores como chocolate, leite ou caramelo, e uma oferta de pastelaria de fazer crescer água na boca, os portugueses renderam-se a um espaço único que marca diferença pela qualidade dos produtos.
A Starbucks continua a investir no mercado nacional, onde existem já 11 lojas no país, nove lojas próprias e duas licenciadas, no aeroporto de Lisboa. A marca que faz da sua missão “inspirar e alimentar o espírito humano: uma pessoa, uma chávena e uma comunidade de cada vez”, anunciou a 12 de Setembro, a sua chegada ao Algarve com a abertura de dois novos espaços na região até ao final deste ano.
Mar Shopping e Fórum Algarve recebem as primeiras lojas da marca na região
A Starbucks aposta agora no sul do país com a abertura de uma loja no Mar Shopping Algarve, em Loulé, e outra no Fórum Algarve, em Faro, prevendo-se com isto a criação de 35 novos postos de trabalho na região para os quais a marca já começou a recrutar.
O norte do país também se prepara para receber a Starbucks com uma loja no centro comercial La Vie Porto Baixa e outra no centro histórico da cidade, que vai inaugurar um novo mercado no Porto, tendo também já iniciado o processo de recrutamento para estas duas lojas.
O Algarve abraça assim a diversidade de sabores que impera nas lojas Starbucks e os algarvios vão agora poder saborear “o momento ao ritmo da vida, por vezes lentamente outras vezes na correria do dia-a-dia, celebrando o café tradicional e a bebida café como uma fantástica sensação de pertença e acolhimento”.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)