As sarjetas entupidas são responsáveis pelo maior número das ocorrências registadas no Algarve nas últimas horas, devido ao mau tempo, disse à Lusa fonte da Proteção Civil regional.
Nas últimas horas registaram-se algumas quedas de árvore, devido ao vento forte que se levantou esta manhã, mas não se verificou nenhuma situação grave, segundo o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) revelou esta manhã que tinham registado, entre as 00:00 e as 07:00 de hoje, 22 ocorrências devido ao mau tempo, 10 das quais no Algarve e relacionadas com inundações da via pública.
A fonte na proteção civil regional assegurou que não houve inundações significativas e garantiu que “está tudo tranquilo”.
Portugal continental está esta sexta-feira a ser afetado pela depressão Juan com chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Além da precipitação, existe também a possibilidade de ocorrerem “trovoadas e rajadas convectivas” até ao final da manhã desta sexta-feira.
O IPMA prevê também queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, a partir do início da madrugada de hoje, “e que deverá acumular acima de 1.400/1.600 metros de altitude, descendo gradualmente a cota para os 1.200/1.400 metros”.
Adicionalmente, prevê-se uma intensificação do vento “no litoral a sul do Cabo Mondego e nas terras altas, em especial do Centro e Sul, com rajadas até 70 km/h”.
Leia também: Faro e mais oito distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva forte