Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto D.R.
Ciência, Opinião, Sociedade

Saiba o que pode observar no céu de março, mês em que começa a primavera | Por Fernando J.G. Pinheiro

A presença da Lua junto ao Sete-Estrelo, ajudar-nos-á a recordar que no dia seguinte (dia 26) entrará em vigor o horário de verão. Assim, à uma hora da madrugada (hora continental) deste último domingo do mês deveremos adiantar os nossos relógios sessenta minutos

15:44 28 Fevereiro, 2023 15:49 28 Fevereiro, 2023 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest
Fernando J.G. Pinheiro Astrónomo*

Durante os primeiros crepúsculos do mês continuaremos a assistir ao ocaso conjunto dos planetas Vénus e Júpiter. A maior aproximação entre estes astros terá lugar no dia 2, altura em que Vénus passará a ser visto acima de Júpiter.

Na madrugada de dia 3 a Lua situar-se-á ao pé de Pólux, uma das cabeças da constelação dos Gémeos, voltando a faze-lo no penúltimo dia do mês. Pólux é uma estrela alaranjada que já consumiu todo o hidrogénio do seu núcleo, sendo assim a estrela gigante que se encontra mais próxima de nós (a 34 anos-luz de distância). Relativamente a esta estrela sabe-se também da existência de um exoplaneta orbitando ao seu redor.

Na madrugada de dia 6 iremos encontrar a Lua junto a Régulo, a estrela mais brilhante da constelação do Leão. Nesta mesma constelação terá lugar a Lua Cheia de dia 7.

A seu turno, a Lua atingirá a sua fase de quarto minguante na madrugada de dia 15. Neste mesmo dia o planeta Neptuno estará em conjunção. Mercúrio é outro planeta que por estes dias se encontra numa direção muito próxima da do Sol, só sendo observável quando se cruzar com Júpiter nos últimos dias do mês.

Continuando com o tema lunar, no final da madrugada de dia 19 a Lua irá nascer junto ao planeta Saturno.

Céu a sudoeste ao final da tarde de dia 20. Igualmente é visível a posição do Sol nos dias 16 e 28 e da Lua no dia 25
(imagem adaptada de Stellarium)

Pelas vinte e uma horas e vinte e cinco minutos de dia 20 o nosso planeta volta a atingir um dos dois pontos da sua órbita em que o Sol fica alinhado com o no plano do equador terrestre, iluminando por igual ambos hemisférios (norte e sul) deste planeta. A esta efeméride chamamos de Equinócio da primavera pois a partir deste instante o Sol passa a ser visto acima do equador celeste (projeção do equador terrestre no firmamento) dando início à primavera no nosso país.

Ao contrário do que se possa supor, este não é o dia em que dia e noite têm igual duração, o que terá sucedido três dias antes. Isto é consequência da refração atmosférica, que nos faz ver o Sol ligeiramente acima da sua real posição, encurtando assim a duração das noites.

Dia 21 dar-se-á a Lua Nova, enquanto um dia depois a Lua já se terá aproximado do planeta Júpiter.

Dia 23 será um dia para recordar que por vezes a Defesa e a exploração do espaço caminham lado a lado. Neste dia assinalar-se-á o 40º aniversário do anúncio pelo presidente norte-americano Ronald Reagan da Iniciativa de Defesa Estratégica: projeto de construção de um sistema de armas espaciais de proteção contra ataques nucleares, também conhecido como “guerra das estrelas”.

Entre o dia 24 e o dia 28 a Lua terá passado da vizinhança de Vénus até junto de Marte e, na madrugada seguinte, irá ocorrer o quarto crescente, sendo uma boa ocasião para se observar o relevo Lunar.

Finalmente, a presença da Lua junto ao Sete-Estrelo, ajudar-nos-á a recordar que no dia seguinte (dia 26) entrará em vigor o horário de verão. Assim, à uma hora da madrugada (hora continental) deste último domingo do mês deveremos adiantar os nossos relógios sessenta minutos.

Boas observações!

 * Fernando J.G. Pinheiro é investigador do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e do CITEUC – Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra.

Chuva de estrelas Quadrântidas e visita de cometa marcam o céu de janeiro de 2023 | Por Fernando J.G. Pinheiro
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Alunos na Escola Secundária de Silves assinalam Dia Mundial da Poesia
    Alunos na Escola Secundária de Silves assinalam Dia Mundial da Poesia
  • Apreendidas sete artes de pesca e dez quilos de caranguejo na Ria Formosa em Faro
    Apreendidas sete artes de pesca e dez quilos de caranguejo na Ria Formosa em Faro
  • Bispo Emérito de São Tomé e Príncipe vai presidir às celebrações pascais de Tavira
    Bispo Emérito de São Tomé e Príncipe vai presidir às celebrações pascais de Tavira
  • Semana ID propõe pensar, visitar e descobrir o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
    Semana ID propõe pensar, visitar e descobrir o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
  • Alunos do curso Técnico de Multimédia de Olhão expõem a “A Vida dos Outros” no IPDJ
    Alunos do curso Técnico de Multimédia de Olhão expõem a “A Vida dos Outros” no IPDJ
  • Portugal conquista terceiro lugar do Europeu feminino de futsal
    Portugal conquista terceiro lugar do Europeu feminino de futsal
  • Um ferido grave em despiste de camião de transporte de lixo em São Brás Alportel
    Um ferido grave em despiste de camião de transporte de lixo em São Brás Alportel

Opinião

  • A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes
    A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes
  • Existe muita gente fora do raio de acção do Metrobus, dos seus 38 Kms e das suas 24 paragens | Por Mendes Bota
    Existe muita gente fora do raio de acção do Metrobus, dos seus 38 Kms e das suas 24 paragens | Por Mendes Bota
  • A Civilização do Lazer: “O lazer é uma criação da civilização industrial” | Por Elidérico Viegas
    A Civilização do Lazer: “O lazer é uma criação da civilização industrial” | Por Elidérico Viegas
  • Teatro Lethes: “Uma peça mal contada” | Por Emílio C. Coroa
    Teatro Lethes: “Uma peça mal contada” | Por Emílio C. Coroa
  • A habitação constrói-se com todos | Luís Gomes na Tribuna Parlamentar
    A habitação constrói-se com todos | Luís Gomes na Tribuna Parlamentar
  • Um Governo próximo e comprometido com o Algarve  | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
    Um Governo próximo e comprometido com o Algarve | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
  • O Alojamento Local, a habitação e a destruição do turismo | Por Carlos Baía
    O Alojamento Local, a habitação e a destruição do turismo | Por Carlos Baía

Europe Direct Algarve

  • Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado em Tavira
    Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado em Tavira
  • Europa em vídeos: Super-heróis do projeto SOS Planeta ajudam a transformar o lixo em matéria-prima [vídeo]
    Europa em vídeos: Super-heróis do projeto SOS Planeta ajudam a transformar o lixo em matéria-prima [vídeo]
  • Ano Europeu das competências: Rodas de conversa | Por Susana Helena de Sousa
    Ano Europeu das competências: Rodas de conversa | Por Susana Helena de Sousa
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve