O Comando Territorial de Faro da GNR, através do Posto Territorial de São Bartolomeu de Messines, apreendeu 434 quilos de alfarroba na passada sexta-feira e no sábado e identificou oito pessoas por furto de alfarroba, em duas situações distintas, em Silves e São Bartolomeu de Messines.
A primeira situação ocorreu na sexta-feira, em Silves, no seguimento de uma denúncia a dar conta de um furto de alfarroba.
Os militares deslocaram-se rapidamente para o local, “onde identificaram quatro pessoas, dois homens de 17 e 55 anos e duas mulheres de 15 e 56 anos, tendo ainda procedido à apreensão de 257 quilos de alfarroba, uma vez que os suspeitos não tinham autorização por parte do proprietário para proceder à sua apanha. Foi ainda apreendido o veículo utilizado para realizar o furto, como medida cautelar de prova”, explica a GNR em comunicado.
A segunda situação ocorreu no sábado, em São Bartolomeu de Messines. Durante a fiscalização a uma viatura, os militares aperceberam-se que, no seu interior, “estava uma grande quantidade de alfarroba, não tendo os suspeitos conseguido justificar a sua proveniência, motivo que levou à identificação das quatro pessoas, três homens de 19, 30 e 46 anos e uma mulher de 43 anos, e à apreensão de 177 quilos de alfarroba, assim como do veículo utilizado para o efeito”.
Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Silves.
A GNR tem reforçado o policiamento e a fiscalização relativamente à apanha e comércio da alfarroba durante este período, na zona do Algarve, com o intuito de dissuadir e reprimir a prática do furto de alfarroba.