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Sociedade

Primeira Barbie com síndrome de Down colocada no mercado

Nos últimos tempos, a Mattel tem optado por lançar bonecas com características distintas do que era o seu apanágio, para representar cada vez mais pessoas. O que se traduz em bonecas com vários tons de pele, cores de olhos, tipos de cabelos e tipologias de corpo diferentes, e também com deficiência

15:28 26 Abril, 2023 15:29 26 Abril, 2023 | POSTAL
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A Mattel, empresa norte-americana de brinquedos colocou uma nova Barbie no mercado na senda de se tornar numa marca mais inclusiva. Esta nova barbie junta-se a outras bonecas como: uma com aparelho auditivo e outra em cadeira de rodas.

A empresa explicou ter trabalhado em colaboração com a Sociedade Nacional de Síndrome de Down dos Estados Unidos para esta criação.

Nos últimos tempos, a Mattel tem optado por lançar bonecas com características distintas do que era o seu apanágio, para representar cada vez mais pessoas. O que se traduz em bonecas com vários tons de pele, cores de olhos, tipos de cabelos e tipologias de corpo diferentes, e também com deficiência. 

O objetivo foi criar uma boneca o mais semelhante possível em termos físicos com quem tem trissomia 21, ou seja, quem tem uma alteração genética causada pela presença de três cópias do cromossoma 21, em vez das habituais duas.

A boneca tem um rosto mais arredondado e um tronco mais comprido, característico das pessoas com síndrome de Down.

O mesmo se processa com os olhos de forma amendoada, as orelhas de dimensão mais pequena e a ponte nasal, também ela mais achatada, explicou a fabricante. “As palmas das mãos da boneca até apresentam uma única linha, uma característica frequentemente associada às pessoas com Trissomia 21”, explicou ainda a Mattel.

A boneca vem vestida com um vestido florido, azul e amarelo, cores associadas, à sensibilização para esta doença. Esta Barbie tem ainda um colar cor-de-rosa com três divisas para cima – que pretendem representar as três cópias do cromossoma 21 causadores da doença.

Lisa McKnight, vice-presidente executiva e diretora global da Barbie & Dolls revelou em comunicado que “o nosso objetivo é permitir que todas as crianças se revejam na Barbie e, ao mesmo tempo, encorajar as crianças a brincar com bonecas que não se parecem com elas próprias”.

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