A ação Recicla Mania da Sociedade Ponto Verde (SPV) chega esta terça-feira ao sul do país. É na praia de Monte Gordo (Vila Real de Santo António, dias 26 e 28) e no Centro Azul na praia da Quarteira (Loulé, dias 27 e 29) que crianças e jovens vão poder participar no jogo de tabuleiro gigante dedicado à Reciclagem, entre as 09:00 e as 12:00.
“É preciso lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto?”, “Parti um espelho em casa. Onde coloco os vidros?” ou “Se reciclarmos sempre o papel que utilizamos, qual a matéria-prima que estamos a poupar?” são algumas das perguntas que vão testar o conhecimento dos participantes.
O objetivo do Recicla Mania é ajudar a esclarecer dúvidas e ensinar boas práticas sobre a separação de resíduos, incluindo a colocação correta de embalagens nos ecopontos.
Tem como particularidade o facto de as crianças e jovens serem os próprios peões do jogo que, após lançarem o dado, vão avançando por casas coloridas (verdes, azuis e amarelas) onde, em algumas, vão ser desafiados a testarem o seu conhecimento sobre Reciclagem, até chegarem à meta.
A iniciativa de verão da SPV reforça a sua atuação na área da Educação para a Cidadania Ambiental, com enfoque na sensibilização dos mais jovens para a importância de separar as embalagens em qualquer momento e em qualquer lugar, neste caso na praia, um dos ecossistemas naturais que deve ser preservado.
O Recicla Mania é uma atividade pedagógica e muito divertida que vai proporcionar bons momentos de convívio entre os participantes. Destina-se sobretudo a grupos integrados em colónias de férias que estão a aproveitar as manhãs de praia nesta altura do ano, após o término do ano letivo.
Até ao final do mês de julho, o Recicla Mania vai percorrer as praias de norte a sul do país.
Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a conceção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve atualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas.