O turismo no Algarve é sazonal e nos meses de verão é comum encontrar muitos turistas a fazer férias no sul de Portugal. O Algarve chama pelo bom tempo que costuma fazer-se sentir, assim como pelas praias, cujas águas estão a temperaturas mais elevadas do que no resto do país. No entanto, se está ou vai estar na região algarvia nas próximas semanas irá encontrar menos portugueses do que é habitual e há um culpado.
Este verão muitos portugueses estão a trocar o Algarve por viagens ao estrangeiro. O Diário de Notícias cita o diretor de marketing e vendas do Vila Galé, Pedro Ribeiro, que confirma este comportamento dos turistas nacionais e justifica-o, referindo que “esta situação deve-se ao aumento da oferta de operações de charters internacionais”. O Presidente da Região de Turismo do Algarve, André Gomes, avança à mesma fonte que este é um cenário “natural”, que resulta da confiança nas viagens internacionais no pós-pandemia.
Mesmo com menos portugueses, André Gomes esclarece que as “nossas ocupações já estão quase sempre muito perto dos 100%”, pelo que a diminuição do número de turistas nacionais no Algarve não representa uma preocupação para o setor. De qualquer modo, o responsável pela Região de Turismo do Algarve diz que o Algarve continua bem servido de portugueses, que pesam cerca de 30% na atividade da região.
André Gomes acredita, no entanto, que esta percentagem deve ser ainda mais elevada, já que “o Instituto Nacional de Estatística não contabiliza os Alojamentos Locais (AL) inferiores a 10 camas”, sendo que mais de 80% dos Alojamentos Locais registados no sul do país correspondem a unidades com menos de uma dezena de camas.
Leia também: Fica no Algarve e está entre os concelhos mais ricos do país