Portugal verificou um total de 34 mortes após a inoculação, mas nenhuma delas está relacionada com a vacina. Os dados constam no “Relatório Vacinas para a Covid-19” da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), de 7 de maio. O relatório revela que 73,56% (3942) das reações adversas se registaram na vacina Pfizer que é a vacina com mais doses administradas em Portugal (2.529 640).
A 6 de maio, Portugal registou mais de cinco mil reações adversas (RAM) depois da inoculação contra a covid-19. Das 5359, mais de metade (2997) foram consideradas “não graves”. Dentro das graves a distinção é feita entre “graves (não fatais)” (2328) e “graves (fatais)” (34). No relatório, lê-se, ainda, que as 34 mortes incluem “notificações de casos de morte ocorridos após a vacinação sem relação causal direta demonstrada com a vacina administrada”.
Depois da vacina da Pfizer, a vacina que registou maior número de reações adversas foi a da AstraZeneca (1122), seguida da Moderna (295). A vacina da Janssen ainda não registou nenhuma reação adversa.
Usando um fator de ponderação, tendo em conta as doses ministradas (ou seja, caso tivesse sido ministrada a mesma quantidade de vacinas de cada marca), os resultados apontam para 41% das reações adversas com a Pfizer, 33,3% com a AstraZeneca, e 25,6% com a Moderna.
As reações adversas mais registadas em Portugal são dores musculares/articulações (2520), dores de cabeça (1637) e febre (1494). Os efeitos secundários também acontecem mais em mulheres do que em homens e afetam mais as faixas etárias dos 30-39 e dos 40-49.
Os últimos dados revelam que já foram administradas mais de 3,6 milhões de doses. Desde sábado que o autoagendamento da vacina na faixa dos 60 anos é possível. “Esta antecipação em quase uma semana à data inicialmente estimada resulta de ter sido possível atingir, em dias da semana, o ritmo de vacinação de 100 mil inoculações diárias mais cedo do que estava previsto”, explicou ao “Correio da Manhã” fonte da task force do plano de vacinação.
Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso